24.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaDeputados convocam sociedade a debater futuro do metrô na metropolitana do Recife,...

Deputados convocam sociedade a debater futuro do metrô na metropolitana do Recife, nesta segunda — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Na manhã desta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza uma audiência pública para debater o presente e o futuro da malha ferroviária da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na região metropolitana do Recife, hoje sucateada e sob ameaça de privatização. A audiência é aberta à população e qualquer pessoa pode falar ao microfone. O encontro começa às 10 horas, no auditório Sérgio Guerra, da Alepe, na rua da União, nº 397, Santo Amaro. É obrigatório o uso de calça comprida.

O debate foi convocado pelo deputado estadual João Paulo (PT), ex-prefeito do Recife, visando construir canais de diálogos e debater caminhos e soluções para o sistema Metrorec. O parlamentar reivindica “investimentos não para privatizar, mas para garantir um metrô público para o povo trabalhador”. “É inadmissível que um transporte tão importante para a RMR, que já chegou a transportar 400 mil trabalhadores por dia, hoje esteja reduzido a levar 170 mil de forma precária, quebrando”, diz João Paulo, que defende o passe livre.

Compõem a mesa especialistas em mobilidade, representantes do Governo do Estado, do Governo Federal, de municípios por onde passam as ferrovias e representantes dos usuários dos trens e dos trabalhadores da companhia. Com 71 quilômetros de extensão, o Metrorec é formado por três linhas, que atendem 37 estações nas cidades do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Oficialmente realizado pela Comissão de Administração Pública, o encontro será presidido pelo líder da comissão, o deputado Waldemar Borges (MDB), com participação da deputada Rosa Amorim (PT), dos senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB), além de João Paulo (PT) e demais deputados interessados no tema. Todo o debate será transmitido ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube (clique aqui).

O sistema de trens do Recife (Metrorec) tem sofrido com uma crise contínua e sucateamento há mais de uma década, com frota operando com capacidade abaixo da metade da original, falhas técnicas, quebra de trens quase diárias, longas esperas e furto de cabos. Sindicatos e entidades alegam falta de investimentos públicos adequados por parte do Governo Federal.

Nos últimos anos, cresceu a preocupação quanto à possibilidade de privatização do Metrorec. Existe uma proposta de transferência da gestão federal para o Governo de Pernambuco, acompanhada de um investimento de R$ 3 bilhões federais e R$ 150 milhões estaduais para a modernização do sistema, antes de passar a gestão à iniciativa privada. João Paulo cobra dos governos Lula e Raquel Lyra mais transparência e diálogo com a sociedade sobre o tema.

Durante o evento, deve ser lançada a “Carta ao presidente Lula em defesa do metrô do Recife”, articulada por João Paulo (PT) visando convencer o Governo Federal a realizar investimentos estruturantes e modernizadores na malha, mas mantendo-a estatal. O documento traz contribuições de militantes do Partido dos Trabalhadores que estudam e militam em defesa do transporte público.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img