25.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaCurso oferece aulas gratuitas de percussão e ritmos afro para crianças e...

Curso oferece aulas gratuitas de percussão e ritmos afro para crianças e adolescentes de Olinda — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Se encerra nesta quarta-feira (15) o período de inscrições para a oficina de percussão “Iniciação à música – maracatu e blocos afro”, voltada para crianças residentes de Olinda. O objetivo é aproximá-los da música e da cultura popular, formando um grupo capaz de valorizar a arte produzida nas periferias. São oito encontros-aula distribuídos ao longo de seis semanas, a partir de 21 de outubro, com três horas de duração cada. Com 25 vagas, as inscrições são realizadas por formulário online (clique aqui).

Os pequenos serão introduzidos a ritmos como maracatu, afoxé, ciranda, capoeira, coco e cantos sagrados, tocando pandeiros, atabaques, ilús, agbês, berimbaus, agogôs e ganzás. As práticas são acompanhadas de reflexões históricas sobre os elementos estudados. O facilitador das oficinas é o músico e educador Rodrigo Zarina, que contará com contribuições da mestra capoeirista Adriana Luz, a “Mestra Di”; e do percussionista Mestre Liu Dias. Para eles, a música pode ser um caminho de pertencimento, autoestima e profissionalização.

“O tambor ensinou nossos ancestrais a se comunicarem, mesmo quando a palavra lhes foi negada. No Brasil, foi perseguido, mas resistiu em quilombos, terreiros e festas populares. Hoje, volta a ensinar: mostra às novas gerações que é possível aprender história, cultura e identidade a partir do ritmo, da roda e da coletividade”, opina Rodrigo Zarina, idealizador do projeto. O curso é parte do projeto Tambor Ancestral e as aulas serão realizadas no Instituto Luz di Angola, no bairro da Guadalupe, Olinda.

Com três horas de duração cada, as aulas ocorrem das 19 horas às 22 horas nos dias de semana (seis aulas) e das 13 horas às 16 horas aos sábados (duas aulas). Todos os encontros terão lanches. Nas duas primeiras semanas, as aulas são nas terças-feiras (21 e 28 de outubro), em seguida muda para as quintas-feiras (6, 13 e 20 de novembro), encerrando com três encontros na última semana, num sábado (22), quinta-feira (27) e sábado (29) de novembro. A carga horária da formação é de 60 horas.

O curso é realizado com recursos públicos federais, através da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), a partir de seleção realizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Olinda. Esta é a terceira edição do Tambor Ancestral, que já passou por Camaragibe (2023) e Olinda (2020). Dúvidas podem ser sanadas através do contato de Whatsapp do Tambor Ancestral (81 987-648-762), pelo e-mail ([email protected]) ou por mensagem no Instagram do projeto (clique aqui).



[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img