[ad_1]
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou nesta quinta-feira (10) que até 2030 o mundo pode enfrentar 4 milhões de mortes por aids e 6 milhões de novas infecções por HIV, caso sejam mantidos os cortes no financiamento dos Estados Unidos para programas de combate à doença.
Segundo o relatório divulgado em Joanesburgo, África do Sul, pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids), o cenário mais grave está ligado à interrupção permanente do PEPFAR, o plano emergencial americano de combate à aids, que previa cerca de US$ 4,3 bilhões em apoio internacional para este ano.
Cortes dos EUA preocupam especialistas e relatório mostra que o mundo pode ter até 6 milhões de mortes pela aids (Foto: Agência Brasil)
Cortes provocam mais mortes
De acordo com o documento, programas essenciais contra o HIV em diversos países já vêm sofrendo com cortes bruscos e inesperados desde o início de 2025, quando os Estados Unidos anunciaram mudanças em sua política de assistência externa.
“Esses serviços foram interrompidos da noite para o dia, quando o governo dos Estados Unidos mudou as estratégias de assistência externa”, destaca o relatório intitulado Sida, crise e o poder de transformar.



