A equipe Red Bull vive um começo de temporada difícil na Fórmula 1. Após um desempenho abaixo do esperado no Grande Prêmio do Bahrein, onde o tricampeão mundial Max Verstappen terminou apenas na sexta colocação, surgiram preocupações internas com o desempenho do carro e com a consistência da equipe.
Problemas no equilíbrio dos carros, dificuldades nos treinos de sexta-feira e falhas nos pit stops têm chamado a atenção dos engenheiros e dirigentes da equipe austríaca.
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, não escondeu a apreensão.
“A preocupação é grande”, afirmou Marko à Sky Sports, da Alemanha. “Melhorias precisam vir em breve para que Max tenha um carro competitivo novamente. Temos que criar uma base sólida para que ele possa lutar pelo campeonato mundial”.
Em 2023, Verstappen teve uma temporada quase perfeita, vencendo 19 das 22 corridas e subindo ao pódio em 21 delas. No entanto, em 2024, apesar de ainda competitivo, o desempenho do carro caiu, e a Red Bull perdeu o título de Construtores para a McLaren.
Os problemas de equilíbrio, que começaram no fim da temporada passada, persistem neste ano — e as soluções prometem ser de longo prazo.
Após o GP do Bahrein, Max Verstappen lamentou uma série de problemas que o afetaram durante a corrida, dizendo que deu “tudo errado”.
“Basicamente, tudo deu errado!”, admitiu o piloto holandês. “Tivemos uma largada ruim, patinamos muito quando soltei a embreagem, e então, no primeiro trecho, tive basicamente os mesmos problemas da classificação, além de estarmos superaquecendo os pneus em comparação com os concorrentes à nossa frente”.
“Você tem que aguentar firme, tentar melhorar a situação, mas estava um pouco estagnado no momento e espero que possamos melhorar em breve”, completou o tetracampeão mundial.
Analistas como Ralf Schumacher, ex-piloto e comentarista da Sky, apontam que Verstappen pode até considerar deixar a Red Bull caso as melhorias não aconteçam. Embora tenha contrato até 2028, Helmut Marko já revelou que há cláusulas que permitem a saída antecipada do piloto.
Nas redes sociais, Verstappen reconheceu as dificuldades enfrentadas no Bahrein: “Fim de semana difícil. Sofremos com o equilíbrio e o ritmo em geral. Seguimos em frente e continuamos pressionando”.
Atualmente, Verstappen ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos, com oito pontos a menos que o líder Lando Norris e cinco atrás de Oscar Piastri — ambos da McLaren. No Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 151 pontos, seguida pela Mercedes com 93. A Red Bull aparece apenas na terceira colocação, com 71 pontos.
Fonte: CNN Brasil