28.3 C
Manaus
segunda-feira, 14 abril, 2025
InícioMundoConheça o robô flutuante de olhos azuis que vigia a Estação Espacial...

Conheça o robô flutuante de olhos azuis que vigia a Estação Espacial Internacional

Date:


O Int-Ball2 libera os astronautas para as atividades mais importantes

Robô flutuante da JAXA na estação espacial
Imagem: Reprodução/YouTube/JAXA

Compartilhe esta matéria

Um fotógrafo pessoal que simplesmente flutua e registra todos os trabalhos feitos… no espaço. Parecido com uma bola de futebol e tendo dois belos e simpáticos olhos azuis, o Int-Ball2 é um robô bem curioso a bordo da Estação Espacial Internacional.

O nome tem a ver com “Internal Ball Camera-2”, sendo um companheiro dos astronautas para documentar as tarefas diárias fora da Terra. Desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA, o robô é um assistente silencioso e eficiente. Enquanto os astronautas se concentram em suas missões científicas e técnicas, ele paira livremente pela estação, registrando tudo em fotos e vídeos de alta qualidade.

Leia também:

Os trabalhos do colega robótico aliviam a carga para os astronautas, que precisavam parar suas atividades para ajustar câmeras ou posicioná-las corretamente. Agora, os controladores na Terra também são beneficiados para acompanhar o que acontece na estação espacial. O Int-Ball2 deixa esse trabalho totalmente automatizado – o que significa mais tempo para ciência, experimentos e exploração – e menos preocupação com “selfies espaciais”.

As capacidades do vigia da estação

O robô flutuante é operado remotamente por controladores da JAXA na Terra, mas também tem “mente própria”. Ele usa uma unidade de medição inercial, ou IMU, desenvolvida pela Epson, além de sistemas avançados de mapeamento visual, para navegar pela estação sem bater em nada. Já quando a bateria está acabando, o Int-Ball2 retorna sozinho à sua base de carregamento e se conecta de forma autônoma.

A própria Nasa reconhece o papel fundamental do robozinho japonês. Nos detalhes do experimento, a agência cita que “o tempo da tripulação é um dos recursos mais valiosos na Estação Espacial Internacional, e muitas tarefas simples e repetitivas poderiam ser automatizadas. Isso libera tempo da tripulação para atividades mais importantes”.

Então, da próxima vez que você vir imagens incríveis do laboratório orbital, lembre-se: pode ser que elas tenham sido capturadas por um fotógrafo especial… que não precisa nem de traje espacial!


Ronnie Mancuzo

Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img