26.3 C
Manaus
terça-feira, 29 abril, 2025
InícioBrasilConfusão em voo para NY: Especialista explica medidas de segurança

Confusão em voo para NY: Especialista explica medidas de segurança

Date:


Uma passageira brasileira foi contida em um voo da American Airlines após tentar invadir a cabine do piloto na última quinta-feira (24). O incidente levanta questões sobre os procedimentos de segurança em aeronaves e a autoridade da tripulação.

Em entrevista à CNN, o coordenador do curso de Aviação Civil, Alexandre Faro, esclareceu que o uso da força, quando necessário, é autorizado por parte dos comissários de voo.

Faro explicou que a formação dos profissionais inclui técnicas específicas para lidar com situações de crise.

Treinamento e autoridade a bordo

Segundo o especialista, os cursos de formação para comissários incluem unidades curriculares focadas em gerenciamento de cabine e gestão de crises.

“Nós temos técnicas de imobilização em que as pessoas aprendem como fazer a imobilização de uma pessoa, vamos dizer assim, com menor impacto físico para que evite-se machucar a pessoa, mas que por outro lado também ela seja imobilizada para que não cause risco à segurança da aeronave e também para os outros passageiros que estão ali ao lado dela”, afirmou Faro.

O professor destacou um momento crucial na aviação conhecido como “fechamento das portas”.

A partir desse instante, o comandante da aeronave torna-se a autoridade máxima a bordo. “Enquanto a porta está fechada, a autoridade é do comandante da aeronave”, explicou Faro, acrescentando que essa autoridade se estende a todas as decisões, incluindo o embarque de bagagens e passageiros.

Jurisdição e procedimentos de segurança

Faro também esclareceu os procedimentos em caso de incidentes a bordo.

Quando ocorre um problema com um passageiro, o comandante entra em contato com as operações em terra, que por sua vez acionam as autoridades competentes, como a Polícia Federal.

A jurisdição só é transferida para essas autoridades quando elas adentram a aeronave após a abertura das portas.

O especialista enfatizou que a autoridade do comandante não pode ser contestada durante o voo.

Qualquer decisão tomada pelo comandante deve ser cumprida, mesmo que posteriormente possa ser questionada em terra. Essa hierarquia clara visa garantir a segurança e a ordem durante todo o trajeto da aeronave.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img