Galáxias “escondidas” podem reescrever tudo o que sabemos sobre o Universo!
Veja os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira (11):
Um novo visitante celeste está chamando a atenção: o cometa C/2025 F2 SWAN, descoberto no final do mês passado, já ficou 30 vezes mais brilhante em poucos dias, tornando-se visível com binóculos em locais com pouca poluição luminosa. A expectativa é que o SWAN atinja o brilho máximo no dia 1º de maio, quando estiver mais próximo do Sol. Será possível enxergá-lo a olho nu em algumas regiões.
Galáxias ocultas: a peça que faltava no quebra-cabeça cósmico
Uma população de galáxias “escondidas” pode reescrever tudo o que sabemos sobre o Universo. Um novo estudo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society revela a descoberta de galáxias tão fracas e distantes que escaparam até mesmo aos telescópios mais avançados. Embora imperceptíveis na luz, elas emitem radiação infravermelha – e podem ser a peça que faltava no quebra-cabeça cósmico.
Adeus, La Niña!
Depois de meses moldando o clima no Brasil e no mundo, o fenômeno La Niña chegou ao fim. A confirmação veio nesta semana pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. As temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial estão agora em fase neutra, encerrando um ciclo que trouxe mudanças significativas para o planeta.
Um tipo de poluição está escondendo a gravidade do aquecimento global
A poluição atmosférica causada por aerossóis tem um grande papel na regulação do clima global, segundo estudo publicado na revista Nature Geoscience. Essas pequenas partículas, liberadas por fontes naturais e pela queima de combustíveis fósseis, modificam as propriedades das nuvens. Como resultado, temos um efeito de resfriamento que vem neutralizando parcialmente o aquecimento provocado pelos gases de efeito estufa.
Ataques hackers disparam – e Brasil é um dos principais alvos
Um relatório da NETSCOUT SYSTEMS revela que ataques DDoS foram a principal arma dos hackers no ano passado – e o Brasil é o alvo preferido na América Latina. Só no segundo semestre de 2024, o país sofreu meio milhão desses ataques, um aumento de 43% em relação ao primeiro semestre. Em toda a América do Sul, foram mais de 1 milhão de incidentes, com crescimento de quase 30%.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital