Com o passar do tempo, os efeitos negativos causados pela humanidade se tornariam insignificantes e a vida na Terra continuaria

A atividade humana é uma das principais responsáveis pela degradação do nosso planeta. Um dos principais exemplos disso são as mudanças climáticas. Mas o que aconteceria se os humanos simplesmente desaparecessem?
Os cientistas explicam que não existe uma única resposta para esta pergunta. No entanto, eles parecem concordar que as marcas deixadas pela humanidade fariam parte desta nova Terra, o que poderia moldar a vida que continuaria a se existir.
Vestígios da humanidade se manteriam por um bom tempo
- Em primeiro lugar, os sistemas de abastecimento de água e energia parariam de funcionar sem os humanos.
- Isso significaria, por exemplo, a inundação de túneis e até estações de metrô.
- Em ambientes extremamente úmidos, as estruturas mofariam e degradariam com o tempo, causando o colapso destes locais.
- Em cerca de 20 anos, os postes teriam desaparecidos e estruturas de madeira apodrecido.
- Por outro lado, as árvores poderiam crescer livremente e dividiriam espaço com as construções humanas.
- Com o tempo, até mesmo os arranha-céus se tornaria ruínas.
- De toda a infraestrutura humana, as estradas seriam os sinais mais persistentes de civilização.
- As informações são do portal Popular Science.

Leia mais
E os animais?
Uma pequena lista de espécies estaria condenada a morrer junto dos humanos, incluindo pragas e micróbios específicos. Já os animais domesticados seriam rapidamente superados por espécies selvagens, com vacas e cães durando pouco tempo. Os gatos, por sua vez, teriam mais chances de sobreviver.
Ao mesmo tempo, a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção, como pandas gigantes, dependeria das condições existentes após a nossa partida. Elas teriam de volta seus habitats e não seriam caçadas por humanos, mas suas pequenas populações seriam um obstáculo para a continuidade destas vidas.

Todo o restante da vida na Terra continuaria. Com o passar do tempo, a poluição por metais pesados e produtos químicos será diluída até que os efeitos sejam insignificantes. Isso significa que, apesar de todos os estragos feitos pela humanidade, ainda deixaríamos para trás um planeta habitável.
É impossível saber quais espécies podem nos suceder para dominar o planeta e até mesmo isso acontecerá. O que se pode esperar, entretanto, é que os animais menores, mais resistentes e adaptáveis terão um importante futuro nesta nova Terra.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaborador no Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital