25.3 C
Manaus
sexta-feira, 23 maio, 2025
InícioMundoComo alterar os dados bancários para restituição do IRPF 2025?

Como alterar os dados bancários para restituição do IRPF 2025?

Date:


Saiba como atualizar seus dados bancários e garantir a restituição do IRPF sem complicações

A palavra restituição em português do Brasil escrita em um pedaço de papel sobre uma calculadora. Notas de Real brasileiro na composição. Economia brasileira e imposto de renda.
A alteração dos dados bancários para a restituição do Imposto de Renda pode ser realizada antes e depois de entrar na fila da Receita/shutterstock_rafastockbr

Compartilhe esta matéria

Receber a restituição do Imposto de Renda corretamente depende de dados bancários atualizados. No entanto, muitos contribuintes percebem, após o envio da declaração, que informaram uma conta errada ou desejam alterar dados bancários para restituição em outro banco.

Felizmente, a Receita Federal permite essa correção de forma simples e digital, evitando transtornos e garantindo que o dinheiro chegue ao destino certo.

Neste artigo, apresentamos um passo a passo detalhado sobre como modificar os dados bancários para a restituição do Imposto de Renda. Desde o acesso ao Portal e-CAC até a confirmação da alteração, você aprenderá cada etapa necessária para garantir que sua restituição seja depositada corretamente e sem complicações.

Leia mais

Quando alterar os dados bancários para restituição?

Receita Federal - Meu imposto de Renda (Brazilian Federal Revenue Department) logo on smartphone screen on office desk. Income tax declaration in Brazil
Você pode conferir no site da Receita Federal impostos a restituir/Shutterstock/Alison Nunes Calazans

A alteração dos dados bancários para restituição do Imposto de Renda deve ser feita sempre que o contribuinte perceber que informou uma conta incorreta ou não válida na declaração. Isso pode acontecer quando a conta cadastrada foi encerrada, pertence a outro titular ou não está apta a receber o crédito da restituição.

Além disso, quem desejar mudar o banco no qual receberá o valor pode solicitar a alteração dos dados bancários para restituição dentro do prazo permitido pela Receita Federal.

O ideal é verificar os dados bancários antes do envio da declaração, mas caso seja necessário corrigi-los depois, a Receita disponibiliza opções para essa atualização de forma digital.

Se a restituição já tiver sido liberada, a correção pode ser feita diretamente no Banco do Brasil, que administra os pagamentos. Dessa forma, o contribuinte garante que o dinheiro será depositado corretamente, evitando atrasos e transtornos no recebimento.

Como alterar dados bancários para restituição do IRPF 2025

 Passo 1

  1. Acesse o Portal e-CAC

    Entre no Portal e-CAC e faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
    No menu, vá até “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.Printe do menu

  2. Localize a opção de alteração

    A) Dentro da seção “Restituição”, clique em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de -Restituição”.
    B) Escolha a opção para modificar os dados bancários. Caso esteja em “Fila de Restituição como na Imagem”, você não poderá alterar direto nessa opção. Para isso, siga o passo 4.Print de tela do Meu Imposto de Renda na parte de alteração de conta bancária

  3. Insira os novos dados bancários

    Preencha os campos com as informações da nova conta bancária.
    Confirme a alteração e salve os dados.

  4. Caso a restituição já tenha sido liberada

    Acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato com a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Solicite um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.

  5. Alternativa: retificação da declaração

    Caso prefira, envie uma declaração retificadora alterando os dados bancários para depósito da restituição. Lembre-se de que a data de apresentação da declaração retificadora será considerada para fins de priorização no pagamento.


Simone Cordeiro

Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img