31.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaCiro Gomes carimba filiação ao PSDB e mira governo do Ceará em...

Ciro Gomes carimba filiação ao PSDB e mira governo do Ceará em 2026 — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, confirmou nesta sexta-feira (17), por meio de vídeo nas redes sociais, a filiação de Ciro Gomes ao partido, pelo qual foi eleito governador do estado em 1990. O retorno de Ciro ao ninho tucano ocorre no mesmo dia em que anunciou sua saída do PDT, legenda à qual esteve vinculado por uma década.

A permanência de Gomes na sigla se tornou insustentável após o rompimento político com a direção pedetista, motivado pelas críticas à aproximação do partido com o PT. O estopim foi o apoio do PDT ao governo do petista Elmano de Freitas, movimento que isolou o ex-ministro e aprofundou o desgaste interno.

Ozires Pontes também anunciou que Ciro Gomes será o candidato do partido ao governo do estado nas eleições de 2026. “Em poucos dias ou em poucos meses, o próprio Ciro estará anunciando a candidatura dele ao governo do Estado do Ceará”, afirmou Pontes em vídeo publicado nas redes sociais.

A filiação de Ciro Gomes ao PSDB será oficializada na próxima quarta-feira (22), às 9h30 no Hotel Mareiro, na avenida Beira Mar, em Fortaleza. Segundo Pontes, a reaproximação do ex-ministro com o partido contou com a articulação do ex-senador Tasso Jereissati, uma das principais lideranças tucanas no estado. 

“Vamos lá receber com uma salva de palmas e um abraço bem caloroso o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes”, declarou o dirigente.

Ciro Gomes iniciou sua carreira política no início dos anos 1980, como deputado estadual no Ceará. Em seguida foi eleito prefeito de Fortaleza (1989 a 1990) e governador do estado (1991 a 1994) pelo PSDB. Em 1994, foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

Nos anos seguintes, alternou alianças partidárias e cargos públicos: foi ministro da Integração Nacional no governo Lula (2003 a 2006), deputado federal e candidato à Presidência da República em quatro eleições (1998, 2002, 2018 e 2022). O melhor desempenho foi em 2018, quando obteve 12,4% dos votos, ficando na terceira colocação.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile