Projeto com patrocínio via Lei Rouanet disponibiliza sessões à população com pouco ou nenhum acesso ao cinema; exibições na capital amazonense têm início dia 24
Imagine uma sala de cinema sobre rodas, percorrendo estradas e flutuando por dias em rios para chegar até a Amazônia e levar, gratuitamente, o encantamento da telona a quem talvez nunca tenha experimentado assistir a um filme fora da televisão. Parece roteiro de ficção, mas é realidade e está prestes a ganhar nova cena. Entre os dias 24 de abril a 1º de maio, dois bairros de Manaus (AM) receberão um cinema itinerante que viaja o Brasil há 15 anos com uma missão urgente: democratizar o acesso à cultura em regiões onde ir ao cinema ainda é algo distante.
Para chegar à capital amazonense, o cinema itinerante do Instituto Acerte enfrenta uma viagem de aproximadamente sete dias por terra e navega por balsa. Isso porque, em sua última apresentação nesta primeira temporada de 2025, iniciada em março, a carreta esteve em Goiana (PE). Antes disso, se apresentou em outros estados, passando por cidades como Santa Bárbara D’Oeste (SP), Curitiba (PR) e Betim (MG). Agora, a carreta segue para Manaus (AM), último município para exibições nesta primeira temporada do ano.
O projeto já passou por mais de 700 cidades de todas as regiões do país impactando mais de 700 mil pessoas, especialmente alunos da rede pública de ensino.
No início de 2025, ele ganhou o nome MobiMovie DENSO, marca da empresa que patrocinou a viagem da carreta para os cinco municípios citados durante a empreitada interestadual, também fomentada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
E, diferentemente de todos os trajetos até hoje percorridos pela carreta ao longo dos 15 anos de estrada, a viagem do MobiMovie DENSO até Manaus expõe uma logística desafiadora e que reflete o tamanho do compromisso do projeto com a transformação social por meio da arte.
A cada quilômetro ou, neste caso, a cada milha fluvial, a cultura é reafirmada como direito.
“Estamos falando de pessoas que em sua maioria vivem em um verdadeiro apagão cultural. Muitas das crianças que assistem às sessões dentro da carreta nunca tinham entrado em um cinema antes, algumas sequer sabiam o que era isso. Levar essa experiência a elas é mais do que entretenimento. É inclusão, é dignidade, é sonho”, afirma Ricardo Pereira, presidente do Instituto Acerte.
Apagão cultural
Reafirmar a relevância do cinema itinerante como instrumento democrático da cultura não é exagero. Dados da Ancine e do IBGE apontam que apenas 9% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema. Cerca de 84 milhões de brasileiros vivem em cidades sem qualquer acesso ao cinema, o que ajuda a explicar a baixa relação de uma sala para cada 58 mil habitantes no país. A título de comparação, países como Argentina (1 para 49 mil), Chile (1 para 39 mil), Uruguai (1 para 36 mil), México (1 para 17 mil) e Coreia do Sul (1 para 15 mil) estão muito à frente do Brasil em termos de acesso à sétima arte.
O abismo é ainda mais evidente quando se olha para a distribuição regional. Na região Norte, 80% da população leva mais de uma hora para acessar uma sala de cinema — no Sul, esse número é de apenas 14,9%.
É justamente nesse cenário de desigualdade que a presença da carreta do Instituto Acerte ganha na Amazônia ganha ainda mais importância.
A carreta
Com aproximadamente 17 metros de extensão, a carreta é adaptada com poltronas confortáveis e capacidade para 77 espectadores por sessão, além de possuir climatização, isolamento térmico e acústico, projeção digital e bomboniere, tudo o que um cinema proporciona.
Ao longo das sessões, o espectador ganha pipoca e refrigerante gratuitamente, melhorando ainda mais sua experiência com a telona.
Geralmente, a carreta permanece de dois a quatro dias em cada destino, em locais definidos em parceria com as prefeituras. E oferece até cinco sessões por dia, às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, todas gratuitas. Os ingressos são distribuídos no local, uma hora antes do início da sessão.
A iniciativa tem despertado o interesse de escolas públicas, que enxergam no projeto uma oportunidade única de levar os alunos a uma experiência cultural que, muitas vezes, não existiria de outra forma. Por isso, em muitos municípios, nas exibições durante o dia, a prioridade é dada para alunos de escolas.
Filmes
Em Manaus, o MobiMovie DENSO exibirá grandes sucessos do cinema infantil e familiar, garantindo diversão para todas as idades. A programação inclui títulos como “Up! Altas Aventuras”, “Encanto”, “Barbie” e “Meu Malvado Favorito 4”. Além disso, os filmes “Pluft – O Fantasminha” e “Minha Mãe é Uma Peça 3” contam com recursos de acessibilidade, ampliando o acesso à cultura para pessoas com deficiências.
O equipamento ficará estacionado de 24 a 27/04 na Rua Dom Bosco, bairro Coroado 2 (ao lado da Escola Cacilda Bráulio Pinto), e de 29/04 a 01/05 na Rua 41, bairro Japiim (próximo ao Parque Lagoa).
“Temos orgulho em unir a mobilidade com a experiência de cinema. Essa iniciativa ajuda a tornar o cinema mais acessível ao dar a oportunidade de mais pessoas vivenciarem essa experiência, reforçando o papel fundamental da cultura na sociedade”, comenta Gustavo Torres, Comunicação Corporativa da DENSO.
Agenda de exibições:
24/04, quinta-feira:
8h: Up! Altas Aventuras
10h: Patos!
14h: Elementos
16h: Encanto
19h: Divertidamente 2
25/04, sexta-feira:
8h: Robô Selvagem
10h: Pluft o Fantasminha
14h: Dois Irmãos
16h: Meu Malvado Favorito 4
19h: A Pequena Sereia (Live Action)
26/04, sábado:
8h: Patrulha Canina o Filme
10h: UP! Altas Aventuras
14h: E.T.
16h: Barbie
19h: Dois Irmãos
27/04, domingo:
8h: Patos!
10h: Elementos
14h: Encanto
16h: A Pequena Sereia (Live Action)
19h: Minha Mãe é uma Peça 3
29/04, terça-feira:
8h: Up! Altas Aventuras
10h: Patos!
14h: Elementos
16h: Encanto
19h: Divertidamente 2
30/04, quarta-feira:
8h: Robô Selvagem
10h: Pluft o Fantasminha
14h: Dois Irmãos
16h: Meu Malvado Favorito 4
19h: A Pequena Sereia (Live Action)
01/05, quinta-feira:
8h: Patrulha Canina o Filme
10h: UP! Altas Aventuras
14h: E.T.
16h: Barbie
19h: Dois Irmãos
SERVIÇO
MobiMovie DENSO
Local: De 24 a 27/04 na Rua Dom Bosco, bairro Coroado 2 (ao lado da Escola Cacilda Bráulio Pinto)
De 29/04 a 01/05 na Rua 41, bairro Japiim (próximo ao Parque Lagoa).
Entrada gratuita, com pipoca e refrigerante inclusos.