31.3 C
Manaus
sábado, 19 abril, 2025
InícioPolíticaCâmara de BH aprova uso da Bíblia em escolas como recurso de...

Câmara de BH aprova uso da Bíblia em escolas como recurso de apoio

Date:



A Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) aprovou, na terça-feira 8, um projeto que autoriza o uso da Bíblia em escolas públicas e particulares para disseminação de conteúdo cultural, histórico, geográfico e arqueológico.

De autoria de Flávia Borja (DC), a proposta recebeu 28 votos favoráveis, oito contrários e duas abstenções. O texto segue para redação final e, na sequência, para a sanção do prefeito Álvaro Damião (União).

Borja alega que o projeto permite aos professores ensinar histórias de civilizações antigas que não estariam em outras fontes, além de trabalhar com diferentes gêneros literários, como crônica, poesia e parábola.

Vereadores progressistas, por outro lado, questionaram a constitucionalidade da matéria. Para Juhlia Santos (PSOL), ela fere o princípio de laicidade do Estado.

“Aprovar esse PL seria rasgar as leis e permitir que alianças entre o poder público e a religião sejam mantidas”, criticou. “Estou me sentido no século XVIII, em que o Estado não era separado da religião”, endossou Pedro Patrus (PT).

Além disso, ressaltaram Juhlia Santos e Cida Falabella (PSOL), na Bíblia há trechos inadequados para crianças e adolescentes, como a passagem do livro de Deuteronômio que “indica o apedrejamento de crianças desobedientes”, além de “guerras, sacrifícios, mitos e rituais”.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img