26.3 C
Manaus
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
InícioBrasilBukele impõe 'corte de cabelo aceitável' e disciplina militar nas escolas

Bukele impõe ‘corte de cabelo aceitável’ e disciplina militar nas escolas

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Milhares de estudantes e suas famílias em El Salvador foram surpreendidos por uma nova medida autoritária do governo de Nayib Bukele. A partir desta semana, os alunos passaram a ser obrigados a frequentar a escola com uniforme impecável, corte de cabelo considerado “adequado” e a realizar cumprimentos formais antes de entrar em sala de aula.

A iniciativa foi defendida pelo próprio presidente e pela ministra da Educação, Karla Trigueros, capitã do Exército, que classificou as regras como parte de um esforço para “fortalecer a disciplina e a ordem” no sistema educacional. Segundo Bukele, a medida seria essencial para “transformar a educação” e construir o país dos seus sonhos.

Lembrando que no começo do mês, El Salvador retirou o limite de mandato presidencial, favorecendo o atual presidente, abrindo as portas para que ele cumpra outro mandato em 2027.

“Para construir o El Salvador que sonhamos, devemos transformar por completo nosso sistema educacional. Deus, união e liberdade!”, disse o presidente.

As orientações enviadas às escolas determinam que diretores e professores atuem como modelos de disciplina e fiscalizem o cumprimento rigoroso das regras. “A omissão dessas medidas por parte dos diretores será considerada uma falta grave de responsabilidade administrativa e dará origem às ações correspondentes”, alertou Trigueros.

Apesar das críticas sobre o caráter autoritário, Bukele reforçou nas redes sociais que o projeto é indispensável para a construção de um “novo El Salvador” e também ironizou aqueles, que segundo eles são haters, por não gostarem da medida.

“Haters: A nova Ministra da Educação está reprimindo os jovens! Socorro!

Jovens:”, disse Bukele na publicação.

Medida do governo Bukele causa indignação

Críticos, porém, apontam que a exigência representa excesso de controle sobre a vida de crianças e adolescentes, militarizando hábitos cotidianos. Nas redes sociais, circulam imagens de longas filas em barbearias e salões de beleza, com estudantes tentando se adequar às novas normas, até posts com tom mais crítico a decisão.

A medida também foi comparada com uma suposta lei da Coreia do Norte, que viralizou em 2014 e dizia que os cidadãos do país seriam obrigados a terem o mesmo corte de cabelo do Kim Jong-un.



[ad_2]

spot_img