O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se alimenta por sonda e continuará internado em Natal (RN), segundo um boletim médico divulgado no fim da tarde desta sexta-feira 11. Ele foi hospitalizado após passar mal no início de sua viagem ao Rio Grande do Norte.
O médico Élio Barreto informou que a permanência de Bolsonaro na capital potiguar é uma opção da família. O quadro, de acordo com o profissional, “inspira cuidado, mas não apresenta sinais de maiores gravidades no momento”.
O ex-capitão toma antibióticos e utiliza uma sonda nasogástrica para se alimentar, “mantendo-se em dieta zero” — ele não pode se alimentar por via oral.
Conforme o primeiro boletim médico, Bolsonaro apresentou um quadro de distensão abdominal e dor. Em entrevista no início da tarde, o diretor-geral do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Fonseca, disse que o ex-presidente não podia receber alta, mas descartou a necessidade de cirurgia no momento.
“Após as medidas clínicas, a analgesia, a passagem de sonda nasogástrica, melhorou a condição clínica, o que o tira da condição de urgência”, declarou.
Após se sentir mal, Bolsonaro foi examinado em Santa Cruz e transferido para a capital. Ele chegou ao hospital de Natal em uma ambulância, com soro intravenoso e acordado.
Também nesta sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal abriu oficialmente a ação penal contra Bolsonaro e mais sete envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro Alexandre de Moraes já determinou o cumprimento da primeira etapa: citar os réus, que terão cinco dias para apresentar uma defesa prévia.
Por:Carta Capital