29.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioBrasilBolsas mundiais iniciam a semana em alta com a 'Superquarta' no radar

Bolsas mundiais iniciam a semana em alta com a ‘Superquarta’ no radar

Date:

[ad_1]

A maioria das bolsas globais começa a segunda-feira (8) em trajetória positiva, com os agentes à espera da decisão de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil na quarta-feira (10). Enquanto há expectativa de que o Federal Reserve, o banco central estadunidense, deve reduzir a taxa de juros — atualmente entre 3,75% e 4% ao ano — em 0,25 ponto percentual, por aqui, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central deve manter a taxa Selic em 15% ao ano.

Na última sexta-feira (5), Wall Street subiu após a divulgação atrasada do índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE) de setembro — o indicador preferido do Fed para balizar a sua decisão —, que veio abaixo das expectativas e reforçou a leitura de desaceleração da inflação. Foi um dos últimos indicadores divulgados antes da reunião do Fed.

No Brasil, o foco adicional vem da política. Declarações do senador Flávio Bolsonaro, que admitiu a possibilidade de retirar sua candidatura presidencial em troca de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem repercutir após o forte tombo do Ibovespa na sexta-feira, quando o anúncio de sua pré-candidatura provocou queda superior a 4%, a maior desde fevereiro de 2021.

A agenda doméstica desta segunda-feira traz o Boletim Focus como destaque do dia e dados de vendas de veículos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

No cenário internacional, além do Fed, investidores monitoram novos dados da China: as exportações avançaram 5,9% em novembro, superando a previsão de 3,8% coletada pela Reuters.

Brasil

Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, despencou 4,31%, aos 157.369,36 pontos, na sexta-feira (5), com a notícia de que o senador Flávio Bolsonaro, o filho zero um do ex-presidente e agora presidiário, Jair Bolsonaro (PL), será o candidato do PL à Presidência da República nas eleições de 2026. Foi uma perda de 7.086,25 pontos em um só pregão.

A última vez que o Ibovespa registrou uma perda acima de 4% foi em 22 de fevereiro de 2021, quando o índice caiu 4,87%, após o mesmo Jair Bolsonaro ter anunciado a indicação de um novo presidente-executivo para a Petrobras, o que levou os agentes financeiros a enxergarem risco de ingerência governamental na estatal.

Europa

Os mercados europeus operam sem direção clara enquanto investidores aguardam decisões monetárias importantes. O foco imediato é a política do Federal Reserve, seguida pelo anúncio do Banco Nacional Suíço. Na próxima semana, Banco da Inglaterra e BCE (Banco Central Europeu) divulgarão suas decisões, com incerteza sobre cortes no Reino Unido e expectativa de estabilidade na zona do euro. O Banco do Japão encerra o calendário com sua reunião final de 2025.

STOXX 600: -0,05%
DAX (Alemanha): +0,14%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,06%
CAC 40 (França): -0,23%
FTSE MIB (Itália): +0,07%

Estados Unidos

Os índices futuros de Nova York avançam, com todos os focos voltados à reunião do Federal Reserve que começa nesta terça-feira (9). Hoje, o Fed de Nova York divulgará sua pesquisa de expectativas do consumidor. No radar dos agentes, também estão dados corporativos de empresas como Lululemon, Costco, Broadcom, Oracle e Adobe.

Dow Jones Futuro: +0,02%
S&P 500 Futuro: +0,13%
Nasdaq Futuro: +0,20%

Ásia

Os mercados da Ásia-Pacífico operam de forma mista enquanto investidores analisam dados da China. As exportações chinesas subiram 5,9% em novembro, acima do esperado. No Japão, o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre recuou 2,3%, pior que as previsões. O resultado reforça preocupações sobre a desaceleração econômica na região.

Shanghai SE (China), +0,54%
Nikkei (Japão): +0,18%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,97%
Nifty 50 (Índia): -1,23%
ASX 200 (Austrália): -0,12%

Petróleo

Os preços do petróleo opera com leve alta, com investidores monitorando as compras de petróleo russo pela Índia e os ataques ucranianos à infraestrutura energética de seu vizinho.

Petróleo WTI, +0,35%, a US$ 60,29 o barril
Petróleo Brent, +0,30%, a US$ 63,94 o barril

Agenda

Agenda internacional esvaziada nesta segunda-feira.

Por aqui, no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve enviar ao Senado apenas no próximo ano suas próximas duas indicações para a diretoria do Banco Central, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto, deixando a esperada reunião de política monetária de janeiro com um quorum inédito de sete dos nove membros do colegiado. Os mandatos dos últimos dois diretores nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro — Diogo Guillen, de Política Econômica, e Renato Gomes, de Organização do Sistema Financeiro — terminam no fim de dezembro e as novas indicações, que precisam passar pela aprovação do Senado, onde as relações com o governo estão tensionadas, ainda não foram formalizadas.

*Com informações do InfoMoney e Bloomberg



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile