‘Boi Brilhante’ celebra título inédito após mais de uma década
Após 11 anos de jejum, o Boi Bumbá Brilhante voltou a ser protagonista no maior evento da cultura popular amazonense. A agremiação conquistou o título de campeã do 67º Festival Folclórico do Amazonas, realizado em 2025, com 339,3 pontos. A apuração das notas ocorreu na manhã de segunda-feira (28), no auditório Gabriel Gentil, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus.
O grupo encantou o público e os jurados com o tema “Terra-Folclore”, numa apresentação marcada por forte apelo visual, musical e simbólico. O festival é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Emoção e reconhecimento da superação
A vitória teve um significado especial para a presidente da agremiação, Djanne Senna, que enfrentou problemas de saúde recentemente. Ela comemorou o título com emoção ao lembrar da luta coletiva da equipe para trazer o troféu de volta ao Boi Brilhante.
“‘Tô muito, muito feliz. Principalmente porque a presidente, de fato, está acamada e queríamos muito dar essa vitória. Faz 11 anos que o Brilhante não ganha oficialmente na Série Master A. Então, estamos muito felizes!”, declarou Djanne, visivelmente emocionada após o anúncio do resultado.
Reconhecimento da disputa e fortalecimento do festival
Para o diretor do comitê de artes do Boi Brilhante, Sinny Lopes, a conquista foi muito além da classificação final. Ele destacou a importância da vitória para o movimento folclórico como um todo.
“Hoje, a vitória não é só do Brilhante, é a vitória da disputa em si. É a prova de que qualquer boi que queira ser campeão, pode sim. Qualquer um dos seis bois pode se tornar um gigante”, afirmou Lopes, ao comemorar a força e diversidade dos concorrentes.
Os destaques do pódio e os temas de cada boi
Na segunda posição, o Boi Bumbá Tira Prosa somou 338,1 pontos com o tema “Amazônia Livre”, reforçando pautas ambientais e de resistência. Já o Boi Bumbá Corre Campo fechou o pódio com 338 pontos, ao apresentar o tema “Amazonidade”, explorando os elementos culturais e espirituais do bioma.
Em quarto lugar ficou o Boi Garanhão, que totalizou 337,4 pontos com o enredo “O Futuro é Ancestral”, unindo passado e projeções do futuro amazônico. O quinto colocado foi o Boi Galante, com 336,7 pontos, que trouxe à arena o tema “Amazônia – Terra de Ajurí, Flautas e Maracás”. Já o sexto lugar ficou com o Boi Clamor de Um Povo, que obteve 332,5 pontos com a proposta “O Misticismo dos Pássaros”.
Expectativa para a apuração dos grupos folclóricos
A programação do festival segue com a apuração das notas dos outros 70 grupos folclóricos que também se apresentaram nesta edição. A contagem ocorrerá nesta terça-feira (29), a partir das 9h, também no auditório do Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Classificação final da Série Master A
1º Lugar: Boi Brilhante – 339,3 pontos
2º Lugar: Boi Tira Prosa – 338,1 pontos
3º Lugar: Boi Corre Campo – 338 pontos
4º Lugar: Boi Garanhão – 337,4 pontos
5º Lugar: Boi Galante – 336,7 pontos
6º Lugar: Boi Clamor de Um Povo – 332,5 pontos



