30.3 C
Manaus
sábado, 19 abril, 2025
InícioMundoBluesky está perto de ganhar mais um recurso igual ao X

Bluesky está perto de ganhar mais um recurso igual ao X

Date:


Selo de verificação está para ser implementado na rede social, mas vai funcionar diferente: Bluesky quer descentralizar a distribuição

x bluesky
Imagem: Koshiro K/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

O Bluesky está perto de dar mais um passo para se posicionar como um substituto ao X (antigo Twitter): registros encontrados nos códigos do aplicativo indicam que o selo de verificado está prestes a ser introduzido na rede social.

Contudo, o selo de verificado do Bluesky vai ser um pouco diferente do encontrado na rede social que atualmente pertence a Elon Musk: em vez de ter a sua distribuição centralizada, a plataforma pretende categorizar organizações como “verificadores confiáveis” para que eles liberem o selo a usuários.

Mais do que isso: a confirmação da existência da funcionalidade está próxima de acontecer. Segundo o site TechCrunch, um post no blog oficial do Bluesky foi publicado por engano na sexta-feira (18) falando sobre a novidade. Ele deveria ter entrado no ar na segunda-feira (21).

Selo de verificado deve ser parecido com outros, mas com diferenças

O ícone indicando que determinado usuário é verificado não deve ser muito diferente do adotado por redes sociais como o X. O Bluesky deve adotar um selo específico para os verificadores confiáveis, e outro para as contas verificadas, como é possível ver na imagem abaixo:

Selo de verificação no Bluesky

Os verificadores confiáveis podem ser contas bastante importantes dentro da plataforma. Um exemplo é o jornal americano The New York Times, que, como verificador confiável, teria a liberdade de adicionar o selo em seus jornalistas ou contas alternativas.

Leia mais:

Ao clicar em um selo de verificado, os usuários poderão conferir todas as organizações que consideram aquela uma conta confiável.

Além do modelo descentralizado, tudo indica que o Bluesky não tem intenção de cobrar pela verificação de contas, uma medida adotada por Elon Musk após a aquisição do antigo Twitter e que, para muitos, minou a credibilidade do selo de verificação.


Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile