A manifestação pela anistia realizada nesta quarta-feira 7 em Brasília pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu 4 mil pessoas, aponta o Monitor do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo (USP).
O número representa 10% do público da manifestação realizada na Avenida Paulista no dia 6 de abril, quando a USP calculou a participação de 44,9 mil pessoas.
A contagem foi feita no momento de pico da concentração, próximo à Catedral Metropolitana, às 16h30, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial. Ao todo foram analisadas 40 imagens em quatro diferentes horários (15h30, 16h, 16h30 e 17h25).
O grupo da universidade usou o método Point to Point Network (P2PNet), que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.
A precisão é de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de cada indivíduo. Na contagem de público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou para menos para imagens aéreas com mais de 500 pessoas.
Por:Carta Capital