27.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
InícioPolíticaAssentamento Che Guevara realiza a 1ª Expocasserengue e comemora expansão da Nutrilê...

Assentamento Che Guevara realiza a 1ª Expocasserengue e comemora expansão da Nutrilê na Paraíba

Date:

[ad_1]

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Assentamento Che Guevara, em Casserengue-PB, sediou a 1ª Expocasserengue. O evento reuniu 101 animais, contou com expositores de municípios da Paraíba e também de estados vizinhos, como Rio Grande do Norte e Pernambuco. A feira foi considerada um marco histórico para a região, destacando o protagonismo da agricultura camponesa.

Assentamento Che Guevara | Foto: Carla Batista

Um dos destaques foi a celebração dos dois anos da Nutrilê, primeira agroindústria de beneficiamento de leite da reforma agrária no Nordeste e também uma referência no beneficiamento de leite de cabra na Paraíba. Hoje, ela coleta leite em 13 municípios, abastece mais de 8 cidades e beneficia mais de 1.200 famílias camponesas. Durante a feira, foi anunciada a ampliação de sua capacidade de produção de 4 mil para 11 mil litros por dia, graças a uma câmara fria adquirida com apoio do Projeto Cooperar.

O torneio de ordenha realizado por mulheres destacou o papel central delas na produção camponesa

Produtos do leite de cabra | Foto: Carla Batista

Apoio institucional e avanços tecnológicos

Outro ponto importante foi a assinatura de protocolo entre o Incra-PB e o assentamento, garantindo suporte para a compra de um baú frigorífico. A iniciativa fortalece a comercialização dos laticínios e assegura a chegada de alimentos de qualidade à mesa da população. A inauguração da usina de energia solar da Nutrilê marcou também um passo decisivo para a soberania energética e sustentabilidade da produção.

“Na parte do desenvolvimento econômico com geração de renda, na parte social com a participação e empoderamento das mulheres, da juventude, do pai de família que hoje pode dizer que não precisa ser obrigado a ir pra São Paulo trabalhar no corte de cana, apanhar laranja. Hoje é possível viver aqui, trabalhar em sua terra”, afirmou Augusto Belarmino, idealizador da Expocasserengue.

Belarmino destacou que a feira mostrou novas possibilidades para os assentados permanecerem no campo com dignidade e renda, sem precisar migrar para outras regiões.

Produção em constante inovação | Foto: Carla Batista

A Expocasserengue contou com oficinas de drone, fabricação de queijo, apresentações culturais, torneios esportivos e degustação de produtos. O torneio de ordenha realizado por mulheres destacou o papel central delas na produção camponesa. Para os organizadores, a feira demonstrou a capacidade de integração regional e o fortalecimento da agricultura familiar como eixo do desenvolvimento econômico e social.

Participação de assentados | Foto: Carla Batista

Reconhecimento cultural e premiação da produção camponesa

No início de setembro, a Assembleia Legislativa da Paraíba (Alpb) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que declara o queijo de cabra como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado. A proposta, de autoria do deputado Dr. Romuald (MDB), valoriza um produto que é símbolo da identidade paraibana e fundamental à cultura alimentar do semiárido.

O reconhecimento ocorre em um momento histórico para os produtores da reforma agrária, marcado pela realização da 1ª Expocasserengue e pela expansão da Nutrilê, agroindústria de leite organizada pelo assentamento Che Guevara. Em 2024, a Nutrilê conquistou três premiações no 18º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado no Maranhão. O empreendimento, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba (MST-PB), tornou-se referência na produção de derivados do leite de cabra, com impacto direto na economia solidária e na valorização da agricultura familiar.

Na disputa, a agroindústria recebeu medalha de ouro com o queijo coalho condimentado, prata no iogurte caprino de maracujá e bronze no queijo coalho tradicional. O desempenho superou a participação anterior, quando havia conquistado duas medalhas de prata, consolidando o trabalho coletivo das famílias assentadas no semiárido paraibano.

“Hoje a Paraíba se destaca como a maior produtora de leite de cabra da América Latina. Nós, da Nutrilê, que atuamos no Curimataú Paraibano organizando a caprinocultura leiteira a partir de produtores de baixa renda, só temos a agradecer, fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento social e econômico das famílias agricultoras”, afirmou Adriana Cândido, cooperada da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú (Coopac).

Parceria para inovação e desenvolvimento sustentável

O resultado alcançado é também fruto da parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferece capacitação e pesquisa aplicadas à cadeia produtiva. O vínculo tem se empenhado em trazer inovação, qualidade e fortalecimento da agroindústria comunitária para um maior desenvolvimento sustentável no semiárido, onde o leite de cabra tem relação histórica e onde a criação de caprinos sempre foi alternativa de sobrevivência diante das secas. Para Cândido, as premiações conquistadas são a prova da força da organização coletiva: “É motivo de muito orgulho para todas as famílias assentadas e, mesmo no semiárido e diante das dificuldades, produzimos leite com qualidade”, concluiu.

Assentamento Che Guevara | Foto: Carla Batista

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img