26.3 C
Manaus
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
InícioBrasilArtista negro é morto por segurança de supermercado em Santo André (SP)

Artista negro é morto por segurança de supermercado em Santo André (SP)

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Catarina Duarte

O artista negro Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, foi morto na última terça-feira (26/8), em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Um perfil criado para pedir justiça pela morte acusa o segurança de um supermercado de ter atirado contra Felipe.

Segundo a denúncia, Felipe havia saído de casa com o cachorro de estimação para comprar pão pela manhã. Ele foi baleado depois que ter sido impedido de entrar no estabelecimento com o animal. Mesmo ferido, ainda teria tentado amarrar o cachorro e correu até outro comércio próximo para pedir ajuda, mas não resistiu e morreu no local.

O supermercado Loyola, onde o crime ocorreu, fica no bairro Jardim do Estádio, na periferia de Santo André. A página que denunciou o caso afirma que os responsáveis pelo mercado não se manifestaram e não forneceram as imagens das câmeras de segurança. A Ponte também procurou os responsáveis por e-mail e telefone, mas não obteve retorno.

Homem negro assassinado

A reportagem contatou a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) para questionar sobre as apurações do caso e se o segurança suspeito do crime já havia sido localizado e preso, mas não obteve resposta. De acordo com a conta no Instagram Justiça por Felipe Moraes, o jovem era artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista. “Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias”, diz uma das publicações.

“Felipe não era criminoso. Acordava todos os dias para trabalhar, criar e inspirar. Era reconhecido e querido por sua comunidade e por sua família”, acrescenta o perfil.

A página do Facebook Viva ABC compartilhou um vídeo em que o cachorro de Felipe aparece sendo acolhido por populares e pela Polícia Militar após o crime.

Um protesto para cobrar justiça pela morte de Felipe está marcado para esta sexta-feira (29/8), às 18h, em frente ao supermercado.



[ad_2]

spot_img