29.3 C
Manaus
sábado, 26 abril, 2025
InícioPolíticaApós intimação de Bolsonaro, Conselho de Medicina do DF apurará visitas em...

Após intimação de Bolsonaro, Conselho de Medicina do DF apurará visitas em UTI

Date:



O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal informou ter aberto uma sindicância para apurar as visitas que Jair Bolsonaro (PL) tem recebido na UTI do Hospital DF Star, em Brasília. O ex-presidente está internado na unidade devido a problemas intestinais.

Sem citar Bolsonaro, o CRM afirmou em nota que a regulamentação do acesso às UTIs deve seguir critérios técnicos. O aumento no número de pessoas circulando nesses espaços pode comprometer a evolução clínica dos pacientes e elevar o risco de infecções hospitalares, completou o conselho.

“Por isso, cabe à instituição — especialmente ao Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar — estabelecer critérios claros sobre a quantidade de pessoas e quem pode acessar a unidade, de acordo com as normativas legais vigentes no País”, completa o texto.

Mais cedo, o Conselho Federal de Medicina afirmou que o acesso às UTIs é restrito e deve obedecer a uma série de requisitos, inclusive para jornalistas e agentes públicos no cumprimento de ordens judiciais. A entidade cobrou ainda uma apuração sobre “o desrespeito a protocolos técnico-científicos de acesso” ao hospital.

O procedimento aberto pelo CRM do DF surge após Bolsonaro ser intimado por uma oficiala de justiça na UTI. O ex-capitão foi notificado da abertura da ação penal no Supremo Tribunal Federal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.

A Corte informou que aguardava uma “data adequada” para o réu receber a intimação, mas avaliou que o fato de ele ter participado de uma live direto da UTI na terça-feira 22 demonstrou a possibilidade de ser citado na quarta.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile