28.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioPolíticaApós encontro entre Rubio e Vieira, Itamaraty destaca trabalho conjunto para reunião...

Após encontro entre Rubio e Vieira, Itamaraty destaca trabalho conjunto para reunião entre Lula e Trump — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

O Brasil e os Estados Unidos divulgaram na noite desta quinta-feira (16) uma declaração conjunta em que expressam o tom positivo sobre o resultado do encontro entre os representantes da chancelaria dos dois países, ocorrido na Casa Branca, em Washington, um pouco mais cedo.

“O secretário de Estado Marco Rubio e o representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”, diz o comunicado publicado no canal oficial do governo brasileiro.

Vieira também declarou à imprensa, após a agenda, que em novembro os países devem marcar uma nova rodada de conversas para dar continuidade ao diálogo após meses de tensão diplomática. A nota do Itamaraty ratifica a posição do ministro. “Rubio, o embaixador Greer e Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível”, conclui a nota.

A reunião da tarde desta quinta-feira foi dividida em dois momentos: uma primeira conversa privada entre os dois ministros e, em seguida, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos. O tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros foi o foco principal do diálogo bilateral desta quinta-feira e Vieira confirmou que, em breve, será possível iniciar a negociação com objetivo de reverter esse processo.

Além das tarifas, os Estados Unidos também aplicaram, nos últimos meses, diversas sanções contra autoridades brasileiras vistas pelo governo brasileiro como uma clara chantagem política costurada pelo clã Bolsonaro. Todas essas ações tensionaram a relação entre os dois países que, até então, tinha longo histórico de cooperação e harmonia.

“O importante é que prevaleceu uma atitude construtiva, com aspectos práticos para a retomada das negociações entre os dois países”, destacou o chanceler Mauro Vieira. “Há boa química entre os governos, e o diálogo está aberto.”

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York.

*Com informações da Agência Brasil.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img