Chatbot da Anthropic ganha uma nova versão, com recursos voltados para auxiliar estudantes de ensino superior

A Anthropic lançou o Claude for Education, uma versão do seu chatbot de IA voltada para o ensino superior. A medida surge como uma clara resposta ao ChatGPT Edu da OpenAI, sua concorrente.
O novo recurso inclui o “Learning Mode”, que visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos alunos, fazendo com que o Claude proponha questões e forneça modelos úteis para estudos, como esboços e guias de pesquisa.
Com o objetivo de aumentar suas receitas, a Anthropic busca expandir sua presença no setor educacional, competindo diretamente com a OpenAI.
Leia mais:

Integração em sistemas universitários
- O Claude for Education oferece a interface padrão de bate-papo e controles de segurança de “nível empresarial”, permitindo aos administradores universitários analisar tendências de matrícula e automatizar respostas a e-mails repetitivos.
- A empresa se associou à Instructure, criadora da plataforma educacional Canvas, e à Internet2 para facilitar a integração do Claude em sistemas universitários.
- Universidades como Northeastern, London School of Economics e Champlain College já firmaram acordos para disponibilizar a ferramenta a todos os alunos.
A Anthropic espera aumentar esses contratos por meio de programas de embaixadores e incentivar o uso de IA por estudantes, já que 54% dos universitários a utilizam semanalmente, segundo pesquisa de 2024.
Contudo, o impacto da IA na educação ainda é incerto, com opiniões divergentes sobre seus benefícios desta tecnologia e potenciais prejuízos ao pensamento crítico.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital