23.3 C
Manaus
quarta-feira, 18 fevereiro, 2026
InícioBrasilAneel amplia fiscalização sobre Enel e terá comitê interno de crise elétrica...

Aneel amplia fiscalização sobre Enel e terá comitê interno de crise elétrica em SP

Date:

[ad_1]

(Folhapress) – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta quinta-feira (18) ampliar o número de servidores destacados para atuar na fiscalização em São Paulo, na área sob concessão da Enel. Uma portaria nesse sentido será publicada ainda hoje. A agência também anunciou a criação de um comitê interno para coordenar as ações já em andamento contra a empresa.

A Enel enfrenta um processo de cassação de seu contrato de concessão na Aneel, mas ele está paralisado por um pedido de vista válido até fevereiro.

Com o novo apagão, como a Folha de S.Paulo mostrou, é grande a pressão para que a agência retome antes do prazo o julgamento, que pode desaguar num processo de caducidade do contrato da Enel.

Enel enfrenta um processo de cassação de seu contrato de concessão na Aneel
Enel enfrenta um processo de cassação de seu contrato de concessão na Aneel

A diretoria da Aneel se reuniu de forma extraordinária nesta quinta e, em sua fala inicial, o diretor-geral, Sandoval Feitosa, disse que a Enel recebeu da Aneel a maior multa da história da agência, no valor de R$ 165,8 milhões, aplicada por cortes em 2023. A empresa conseguiu, no entanto, sustar a penalidade na Justiça.

Aneel emitiu relatório de falhas da Enel

Após os cortes de energia de 2024, a área técnica da Aneel emitiu relatório de falhas e transgressões da Enel, o que segundo Sandoval é uma etapa que antecede um processo de caducidade no contrato.

A fala do diretor ocorre em meio a críticas contra a Enel e contra a Aneel pela demora em iniciar o processo de caducidade. Nesta quarta-feira (17), o Ministério de Minas e Energia fez novo pedido para que a agência inicie um processo que leve à cassação do contrato de concessão pela empresa italiana.

Sandoval, por sua vez, tentou mostrar que a agência está atuando dentro de suas competências.

“Crises dessa magnitude precisam da coordenação de instituições privadas, reguladores e poder público constituido”, disse. “Tenho certeza de que encontraremos uma saída para minimizar os problemas na área da Enel”.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img