25.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioPolíticaAmeaçada de despejo pelo Governo Federal, ocupação do MLB no Recife convoca...

Ameaçada de despejo pelo Governo Federal, ocupação do MLB no Recife convoca assembleia e pede apoio

Date:

[ad_1]

Na noite desta segunda-feira (29), a partir das 19 horas, lideranças políticas e centenas de pessoas devem se reunir na avenida Tapajós, nº 70, no bairro de Areias, zona oeste do Recife. No endereço fica um terreno baldio que há três semanas está ocupado por 200 famílias. Em luta por moradia, as famílias da ocupação Gregório Bezerra por Palestina Livre estão sob ameaça de despejo. Uma audiência judicial está prevista para a tarde desta terça-feira (30), às 14h30, no Fórum Ministro Artur Marinho, da Justiça Federal, para tratar do impasse.

A reintegração de posse foi solicitada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O terreno de 7,8 mil metros quadrados (30 x 260 metros), segundo moradores, passou cerca de 15 anos abandonado, se tornando ponto de uso de drogas e outras atividades que incomodavam a vizinhança. Famílias das redondezas, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), decidiram ocupar o local para solucionar tanto a questão da segurança como para lutarem por casa própria. A ocupação pede apoio financeiro através da chave Pix [email protected].

Cozinha solidária da ocupação Gregório Bezerra por Palestina Livre | MLB Pernambuco / Divulgação

Liderança do MLB, Matheus Araújo recorda que a ocupação foi celebrada pela comunidade. “Achávamos que seria um movimento mal visto pelos habitacionais ao redor, mas fomos apoiados desde a primeira madrugada. Encontramos um local muito sujo e levamos duas semanas para deixar tudo limpo”, diz Araújo ao Brasil de Fato. “Agora temos uma creche, uma cozinha comunitária funcionando e queremos convencer a juíza de que o despejo violento não é a melhor saída. E que ilegal mesmo é o que o INSS fez deixando o terreno abandonado, sem função social, por tantos anos”, argumenta.

A assembleia deve reunir aliados políticos, na noite desta segunda-feira (29), para animar os ocupantes a realizarem uma caminhada de dois quilômetros, nesta terça (30), saindo da ocupação Gregório Bezerra por Palestina Livre no início da tarde em direção ao prédio da Justiça Federal na avenida Recife, próximo do encontro entre as BR-101 e a BR-232, no bairro do Jiquiá. “Queremos demonstrar força para reverter essa decisão”, pontua Matheus Araújo.

Terreno de 7,8 mil m² abandonado no bairro de Areias, Recife, foi ocupado pelo MLB | Google Maps / Reprodução
Ocupação do MLB em Areias, zona oeste do Recife | MLB Pernambuco / Divulgação

Na manhã da última quinta-feira (25), um protesto dos ocupantes trancou o cruzamento da avenida Recife com a Tapajós. Em nota pública, o MLB afirma que o terreno “não cumpria função social e em poucas semanas as famílias já mudaram a realidade do local”. “É absurdo que a Justiça tenha aceito o pedido de reintegração e marcado a reunião para preparar a expedição do processo sem ouvir o lado das famílias e nem levar em consideração nossa situação”, diz o comunicado enviado à imprensa.

O Brasil de Fato entrou em contato com o INSS, questionando sobre os anos de abandono do terreno e os planos para o local. Até o momento não fomos respondidos.

Protesto dos integrantes da ocupação Gregório Bezerra por Palestina Livre, no Recife | MLB Pernambuco / Divulgação

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img