Ícone do site Ecos do Norte

AM é o 3º Estado Mais Violento do Brasil, Revela levantamento

Nesta quinta-feira (20), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, trazendo dados preocupantes sobre a violência no país. Segundo o levantamento do ano passado, o Amazonas ocupa o terceiro lugar no ranking dos estados mais violentos do Brasil, com taxa de 38,8 Mortes Violentas Intencionais (MVI) por 100 mil habitantes.

Liderando o Ranking

O Amapá lidera o ranking em 2022, com taxa de MVI de 50,6 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional, que foi de 23,4 no mesmo período. Em segundo lugar, a Bahia, com taxa de 47,1 por 100 mil.

Categorias de Mortes Violentas Intencionais

A categoria abrange vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora dele.

Cidades Mais Violentas

Manaus está em 23º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país, a única cidade do Amazonas na lista das unidades da federação com maiores taxas de mortes violentas. Em 2022, Manaus registrou taxa de 53,4 Mortes Violentas Intencionais para uma população acima de 100 mil habitantes, o dobro da média nacional.

Estados Menos Violentos

Por outro lado, São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal apresentaram as menores taxas de violência letal, com 8,4, 9,1 e 11,3 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente.

Desafios e Necessidade de Medidas Preventivas

Os dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública evidenciam a necessidade de aprimoramento das políticas de segurança no Amazonas e em todo o Brasil. Reduzir a violência requer medidas preventivas e efetivas para garantir a segurança e a paz da população.

Sair da versão mobile