Chuva será acompanhada por ventos fortes

Grande parte do Brasil está sob alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso meteorológico prevê chuvas intensas a partir desta sexta-feira (18) e demanda atenção da população nas localidades mais afetadas.
Segundo o comunicado do Inmet, as áreas sob alerta podem registrar volumes de precipitação significativos, variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulando de 50 a 100 milímetros em um período de 24 horas.
A intensidade das chuvas será acompanhada por ventos fortes, com rajadas que podem atingir velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora.
Alerta de chuvas intensas afeta três regiões
O cenário previsto eleva o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, além do aumento da incidência de descargas elétricas nas seguintes regiões:
- A abrangência do alerta do Inmet inclui as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
- Engloba o Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Oeste Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense;
- Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Presidente Prudente (São Paulo);
- Leste de Mato Grosso do Sul, a região de Assis (São Paulo), Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Paranaense, Marília (São Paulo) e o Norte Pioneiro Paranaense.
- O aviso do instituto detalha ainda municípios específicos que se encontram sob alerta de perigo;
- São eles: Altamira do Paraná, Altônia, Alto Paraíso, Alto Paraná, Alto Piquiri, Álvares Machado e Alvorada do Sul, entre outros.

Leia mais
Recomendações em caso de chuva intensa
O Inmet e órgãos de defesa civil recomendam que a população dessas áreas acompanhe de perto as atualizações meteorológicas e siga as orientações das autoridades locais.
- A Defesa Civil orienta a evitar o abrigo sob árvores, especialmente durante as rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e descargas atmosféricas.
- Recomenda-se também estacionar veículos em locais seguros, longe de torres de transmissão e placas de propaganda que possam ser derrubadas pela força do vento.
- Outra medida importante é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, para prevenir danos causados por oscilações na rede elétrica.
- Para informações e auxílio, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.
Fonte: Olhar Digital