28.3 C
Manaus
quarta-feira, 2 abril, 2025
InícioMundoAdeus, calor! Brasil se prepara para primeiro pico de frio do ano

Adeus, calor! Brasil se prepara para primeiro pico de frio do ano

Date:


Chegada de duas frentes frias promete trazer o primeiro grande pico de frio em 2025

frio
(Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Após um início de ano atípico, marcado por temperaturas elevadas e clima predominantemente quente, o Brasil se prepara para uma reviravolta climática.

A partir do final de março e início de abril, a chegada de duas frentes frias promete trazer o primeiro grande pico de frio do ano, impactando principalmente as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Quando vai fazer frio no Brasil?

A primeira frente fria, prevista para chegar na sexta-feira (28), trará um aumento da umidade e uma leve mudança nos ventos na região Sul, começando pelo litoral de Santa Catarina. Apesar de ser um sistema mais fraco e de rápida passagem, ele sinaliza o início de uma mudança no padrão climático.

No entanto, a grande mudança está prevista para a segunda-feira (31), com a chegada de uma frente fria mais intensa, vinda da Argentina e Uruguai.

Este sistema trará um aumento significativo da umidade e a entrada de ar frio, marcando o início de uma semana com temperaturas mais baixas. O primeiro pico de frio deve ser sentido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em áreas do sul do Mato Grosso.

Uma frente fria chega a São Paulo trazendo chuva e queda de temperaturas na região central da capital paulista
(Imagem: Cris Faga / Shutterstock)

A umidade persistirá na região Sul, com previsão de chuvas fortes em alguns momentos, mas à medida que a frente fria avança, o ar polar se espalhará para o Sudeste. No entanto, a queda nas temperaturas nesta região deve ocorrer apenas no primeiro fim de semana de abril, entre os dias 5 e 6.

Leia mais:

Apesar da mudança brusca, os modelos meteorológicos não indicam um frio extremo. No entanto, é esperado que as temperaturas fiquem abaixo da média para o período, trazendo um clima mais típico do outono do que do verão que predominou até então.


Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile