27.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026
InícioBrasil32 cubanos foram mortos em ataque dos EUA na Venezuela

32 cubanos foram mortos em ataque dos EUA na Venezuela

Date:

[ad_1]

O governo de Cuba informou que 32 de seus cidadãos morreram nos ataques dos Estados Unidos na Venezuela na madrugada de sábado (3).  A ação resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Segundo o governo cubano, todos os mortos eram membros das Forças Armadas e dos serviços de inteligência do país. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, decretou dois dias de luto pelas mortes. Cuba vinha fornecendo segurança a Maduro desde que ele assumiu o poder.

“Como resultado do ataque criminoso perpetrado pelo governo dos Estados Unidos contra a irmã República Bolivariana da Venezuela, (…) perderam a vida em ações combativas 32 cubanos, que cumpriam missões em representação das Forças Armadas Revolucionárias e do Ministério do Interior, a pedido de órgãos homólogos do país sul-americano”, afirmou o governo cubano.

“Fiéis às suas responsabilidades com a segurança e a defesa, nossos compatriotas cumpriram de forma digna e heroica o seu dever e tombaram, após firme resistência, em combate direto contra os atacantes ou em consequência dos bombardeios às instalações”, disse.

Nas redes sociais, Miguel Díaz-Canel publicou uma nota em que manifesta “honra e glória” aos “bravos combatentes cubanos que caíram enfrentando terroristas de uniforme imperial, que sequestraram e retiraram ilegalmente do seu país o Presidente da Venezuela e esposa, cujas vidas ajudaram a proteger as nossas por pedido dessa nação irmã”.

“Partilho dor e indignação com o nosso povo e especialmente com os entes queridos dos nossos corajosos companheiros. Ao abraçar seus familiares e amigos, nesta hora infausta, reitero meu grande carinho, admiração e orgulho por eles e seu comportamento heróico”.

Ataque dos EUA à Venezuela

Maduro, de 63 anos, e sua esposa, Cilia Flores, foram sequestrados por forças americanas na capital venezuelana, Caracas, na madrugada de sábado (3), e levados para os Estados Unidos. Maduro está detido em um centro de detenção em Nova York.

32 cubanos foram mortos em ataque dos EUA na Venezuela
Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela foi indiciado nos EUA em 2020 por acusações que incluem conspiração para narcoterrorismo. Ele sempre negou qualquer envolvimento criminoso.

 



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img