25.3 C
Manaus
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
InícioBrasilChavoso da USP tem Instagram desativado pela Meta: 'Plataformas não são neutras'

Chavoso da USP tem Instagram desativado pela Meta: ‘Plataformas não são neutras’

Date:

[ad_1]

Por Gabriel Gomes

O influenciador Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, teve a conta na rede social Instagram derrubada, no domingo (16), pela Meta, dona da plataforma, sem nenhuma justificativa ou aviso prévio. A conta tinha mais de 1 milhão de seguidores.

Após a derrubada, o influenciador criou um novo perfil, @chavosodausp_reserva, para denunciar o ocorrido. Na segunda-feira (17), porém, a Meta também derrubou o novo perfil de Thiago Torres.  Nas redes, Chavoso da USP publica conteúdos sobre racismo, educação e crítica ao capitalismo, voltados principalmente a jovens periféricos.

Na mensagem em que desabilitou a conta do influenciador, a Meta exibiu apenas o aviso de que a conta “não segue os Padrões da Comunidade”, sem detalhar qual regra teria sido violada. “Ninguém pode ver nem encontrar sua conta, e você não pode usá-la. Todas as suas informações serão excluídas permanentemente. Você não pode solicitar outra análise dessa decisão”, disse a Meta, em outra mensagem a Chavoso.

Ao ICL Notícias, Chavoso da USP disse ter sentimento de “revolta e frustração”, após a derrubada da conta no Instagram.

“Não é a primeira vez que isso acontece, são anos lutando, trabalhando muito, recomeçando do zero, produzindo muito conteúdo pro Instagram sem receber um centavo dele, pra agora perder a conta sem mais nem menos, sem nenhum fundamento e sem a possibilidade de defesa. Isso depois de passar de um milhão de seguidores, o que não foi nada fácil.”

Após o caso, a defesa de Thiago Torres, o Chavoso da USP, irá recorrer, por meio da Justiça, da decisão da Meta.

Chavoso da USP tem conta do Instagram desativada pela Meta
Chavoso da USP tem conta do Instagram desativada pela Meta

‘Plataformas não são neutras’, diz Chavoso

Chavoso da USP falou, ao ICL Notícias, que acredita que a derrubada da conta no Instagram pela Meta pode ter motivações políticas. Chavoso citou casos de outros influenciadores de esquerda que passaram pela mesma situação.

“Só nós da esquerda perdemos nossas contas dessas formas injustificadas. Aconteceu recentemente com Tiago Santineli, aconteceu com Jones Manoel, e assim vai… Essas grandes plataformas não são neutras, e se sentem ameaçadas por nós e pelo nosso trabalho”, disse Chavoso da USP.

O que diz a Meta?

O ICL Notícias questionou a Meta sobre a derrubada das contas do influenciador de esquerda Chavoso da USP. A empresa não respondeu até o fechamento da reportagem. O espaço segue aberto.

 



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img