24.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaMovimento Brasil Popular reúne centenas na luta por moradia digna e direitos...

Movimento Brasil Popular reúne centenas na luta por moradia digna e direitos sociais em Fortaleza — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

A manhã desta quinta-feira (15) foi um pouco diferente na capital cearense. Mais de quinhentas pessoas participaram do ato intitulado “Fome de Direitos”, organizado pelo Movimento Brasil Popular (MBP) no Ceará. A mobilização teve início na Arena Castelão, no cruzamento com a Avenida Paulino Rocha, e seguiu em caminhada até a sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), onde representantes do movimento entregaram uma pauta de reivindicações ao secretário Jonas Dezidoro.

O ato integrou a Jornada Nacional de Lutas “Taxar os super-ricos, alimentar o Brasil”, que ocorreu simultaneamente em diversas capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e São Luís. Em Fortaleza, as principais demandas giraram em torno do direito à moradia digna, da soberania alimentar e da melhoria dos serviços públicos básicos nos conjuntos habitacionais e assentamentos precários da cidade.

“Estamos nas ruas para dar o recado de que seguimos firmes na defesa da democracia, apoiando os governos progressistas, mas também queremos avanços nas periferias da nossa cidade. A fome também é de garantia de direitos, dignidade e lazer. Queremos abrir um diálogo e contar para o poder público o que acontece nos territórios”, declarou Cinthiane Nascimento, da direção estadual do MBP.

Durante a ação, o secretário Jonas Dezidoro recebeu a comissão responsável por apresentar as demandas, acompanhado do deputado estadual Missias do MST (PT) e do vereador João Aglaylson (PT). O movimento reivindica a construção de novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, a regularização fundiária de alguns dos territórios onde atua, além de melhorias estruturais em moradias populares que enfrentam problemas de infraestrutura, como falta de saneamento, iluminação pública e pavimentação.

Ao final do ato, o vereador João Aglaylson (PT) falou sobre os encaminhamentos apontados pelo secretário da Habitafor. “Foi apresentada a pauta, o Jonas Dezidoro se comprometeu a criar um grupo de trabalho de acompanhamento das reivindicações apresentadas, e na segunda-feira (20) o prefeito Evandro Leitão (PT) vai receber uma comissão de representação tanto do movimento quanto do mandato do deputado Missias e do nosso mandato.”

O deputado estadual Missias do MST destacou a importância da luta para a conquista dos direitos. “A luta faz com que a gente venha às ruas, que a gente faça as nossas caminhadas e que nós possamos nos integrar, juntos, para dizer aos nossos governos que a pauta que estamos apresentando é legítima e precisa sair do papel. Quero dizer para cada um de vocês que eu, como deputado, sou parceiro, sou amigo e estou nessa luta com vocês para que a gente possa avançar cada vez mais.”

A marcha contou com a presença de moradores e lideranças comunitárias de bairros como Granja Lisboa, Santa Fé, Itaperi, Messejana, José Walter, Pici, Serrinha e Pirambu, além de representantes do Movimento Sem Terra (MST) e do Levante Popular da Juventude.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img