25.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolíticaEm inauguração de obras para a COP30, Lula diz que conferência será...

Em inauguração de obras para a COP30, Lula diz que conferência será motivo de orgulho para o Brasil

Date:

[ad_1]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém (PA) na quinta-feira (2), onde participou, ao lado do governador do Pará Helder Barbalho, da inauguração do Parque Linear Nova Doca, considerada a primeira grande obra de legado da COP30. Lula ainda cumpre agenda na capital nesta sexta (3), quando visita as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União. Em seguida, às 11h, o presidente confere os avanços no Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão, onde também vai percorrer o Museu das Amazônias, espaço dedicado à ciência e tecnologia da região e que receberá a exposição Amazônia, de Sebastião Salgado.

Durante a cerimônia de inauguração do Parque, Lula ressaltou que a COP30 será um marco para a imagem do Brasil no cenário internacional. Ele destacou que a conferência não deve ser encarada como um “desfile de moda” ou “produto ideológico”, mas como um espaço de negociações concretas para o financiamento da preservação da floresta amazônica.

O petista também aproveitou para responder às críticas relacionadas à infraestrutura e hospedagem em Belém. Segundo ele, os representantes de países mais pobres, como os africanos, terão onde se hospedar. Lula ainda afirmou que pretende abrir mão de hotéis e se hospedar em uma embarcação durante a conferência, reforçando o caráter simbólico de proximidade com a Amazônia.

Confiante, o presidente disse que o Brasil fará “a melhor COP da história das COPs”, e que, apesar das dificuldades logísticas, o evento será um motivo de orgulho nacional. “Vamos mostrar a Amazônia para o mundo e garantir que esse encontro se transforme em compromissos reais com o futuro do planeta”, declarou.

Localizado na avenida Visconde de Souza Franco, uma das principais vias de Belém, o Parque Linear Nova Doca ocupa 24 mil metros quadrados ao longo de 1,2 quilômetro de canal. O projeto inclui ciclovia, quiosques, brinquedos acessíveis, áreas para esportes, miradouros, iluminação em LED, passarelas e paisagismo. Além de lazer, a obra trouxe melhorias de infraestrutura, como novas comportas no canal, drenagem, coleta adequada de esgoto e painéis solares para abastecimento de energia.

Na mesma agenda, Lula também inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Una, considerada a maior do estado, e a primeira etapa do sistema de esgoto do Ver-o-Peso, cartão-postal da capital. Com investimentos que ultrapassam R$ 134 milhões, as ações devem beneficiar mais de 90 mil moradores e reduzir o despejo de resíduos in natura na Baía do Guajará.

Igarapé das Almas

A Nova Doca tem uma longa trajetória que mistura memória, história e urbanização. Antes de se transformar em avenida e, mais recentemente, em parque, o local era conhecido como Igarapé das Almas, devido a lendas populares de aparições sobrenaturais. No século XIX, recebeu o nome de Doca do Imperador, marco da urbanização ligada ao ciclo da borracha.

Com o declínio econômico, a área passou por períodos de abandono até ser canalizada nos anos 1960, consolidando-se como avenida de trânsito. Nos anos 1970 e 1990, houve novas intervenções estruturais, mas poucas destinadas ao uso público. A atual requalificação representa, segundo o governo, a reconciliação da cidade com sua frente ribeirinha e com a própria identidade histórica.

Durante as escavações, foram encontrados objetos do passado, como uma embarcação metálica possivelmente do ciclo da borracha e fragmentos de louças e garrafas dos séculos XVIII e XIX. Para muitos moradores, como Maria Oliveira, de 66 anos, a reabertura da área é motivo de orgulho: “Quem viu antes e vê agora só tem a agradecer. Agora é nossa responsabilidade cuidar”, afirmou. Lula afirma que COP será motivo de orgulho para o Brasil e o mundo.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img