25.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolíticaAto pró-Palestina e Flotilha da Liberdade ocorre neste domingo (5) em SP

Ato pró-Palestina e Flotilha da Liberdade ocorre neste domingo (5) em SP

Date:

[ad_1]

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil realizarão um ato em São Paulo neste domingo (5), em solidariedade à população da Faixa de Gaza. A manifestação terá concentração no vão do MASP, às 11h, e seguirá até a Praça Roosevelt.

O ato também expressará apoio à chamada Flotilha da Liberdade, iniciativa composta por civis que tenta romper o bloqueio imposto a Gaza e abrir um corredor humanitário permanente. 

Na última quarta-feira (1º), algumas das embarcações da flotilha foram interceptadas por forças israelenses a cerca de 120 quilômetros da costa de Gaza, enquanto tentavam romper o bloqueio marítimo do território.

A primeira embarcação interceptada foi o navio-almirante da flotilha, o Alma, cuja tripulação foi detida por soldados israelenses. A ativista ambiental Greta Thunberg estava a bordo do Alma. Em uma mensagem de vídeo postada no Instagram pouco antes da interceptação, Thunberg disse: “Meu nome é Greta Thunberg. Estou a bordo do navio Alma. Estamos prestes a ser interceptados por Israel.”

Entre os cerca de 500 integrantes da flotilha, estão 13 brasileiros e, além de Greta Thunberg , a ex-prefeita de Barcelona, Ada Colau, e os atores Susan Sarandon e Liam Cunningham.

Por meio de nota, a delegação brasileira na flotilha disse que “antes de abordarem ilegalmente os navios, tudo indica que as embarcações navais israelenses danificaram propositalmente os sistemas de comunicação, numa tentativa de bloquear sinais de emergência e interromper a transmissão ao vivo da abordagem ilegal”.

“Estamos trabalhando com empenho para confirmar a situação de todos os participantes e tripulantes. Compartilharemos atualizações assim que tivermos informações confirmadas sobre a situação das embarcações, detenções, feridos e possíveis vítimas.”

A interceptação desencadeou uma série de protestos ao redor do mundo, retaliações diplomáticas e ameaças de greve. Até o momento, as manifestações foram registradas na Bélgica, Alemanha, Grécia, Itália e Argentina, México, Colômbia, Uruguai e Brasil.

Na tarde desta quinta-feira (2), manifestantes se reuniram em frente ao Palácio do Itamaraty, em Brasília. O ato reuniu estudantes, professores, movimentos sociais, sindicais e acadêmicos que exigem do governo federal uma resposta diplomática urgente.

No mesmo dia, uma manifestação foi registrada em Porto Alegre para  pedir que o governo brasileiro rompa relações com Israel e exigir a libertação de todos os integrantes da frota que levava ajuda humanitária à faixa de Gaza. 

A manifestação começou às 18h em frente à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e seguiu até a área central da cidade. Organizada por estudantes, sindicalistas, professores e parlamentares do campo da esquerda, o ato reuniu cerca de mil participantes e chamou a atenção de quem estava nas ruas, muitos aderiram ao protesto pacífico.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img