29.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaPassageiros são surpreendidos com a suspensão de 25 linhas de ônibus na...

Passageiros são surpreendidos com a suspensão de 25 linhas de ônibus na capital cearense

Date:

[ad_1]

Moradores da cidade de Fortaleza começaram a manhã desta segunda-feira (29) com uma desagradável surpresa: a suspensão de 25 linhas de ônibus na capital. De acordo com nota divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a frota em operação em Fortaleza passou por um ajuste necessário, resultado de estudos técnicos realizados pela entidade.

De acordo com o sindicato, a medida é indispensável para garantir a continuidade do sistema e o cumprimento de responsabilidades, como o pagamento de salários e a manutenção da operação. “O ajuste se faz necessário diante do atual cenário de desequilíbrio financeiro enfrentado pelas empresas de transporte coletivo. Os estudos levaram em conta fatores como dimensionamento da frota, análise de rotas e linhas, sempre fundamentados em critérios técnicos”.

O Sindiônibus informa que algumas linhas que apresentam maiores déficits financeiros precisaram ser reduzidas ou suprimidas, enquanto linhas de maior relevância, que transportam um número mais elevado de passageiros diariamente, receberam reforço com a inclusão de novos veículos. “O Sindiônibus ressalta que o tema vem sendo tratado em diálogo com a Prefeitura de Fortaleza e reforça que todas as mudanças são necessárias para assegurar a continuidade da prestação do serviço”, informa a nota.

O Brasil de Fato também entrou em contato com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) que enviou nota informando que “lamenta a decisão unilateral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) em suspender a operação de 25 linhas do sistema nesta manhã de segunda-feira, 29 de setembro. Ressaltamos que nenhuma das modificações foi autorizada e não estava programada oficialmente em sistema para ocorrer. Portanto, essa é uma decisão unilateral do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo”.

A nota afirma que a Prefeitura de Fortaleza tem garantido mensalmente o pagamento dos subsídios que somam aproximadamente R$16 milhões por mês para a operação do sistema, ou seja, cerca de R$500 mil por dia. “O diálogo é permanente com o Sindiônibus com o objetivo de articular alternativas que não venham a prejudicar as empresas e, principalmente, os usuários”.

Passageiros afetados

O designer gráfico, Wesley Galdino, informa que utiliza a linha 097 – Siqueira/Antônio Bezerra, que é uma das linhas que foi suspensa. “Recebi a notícia da suspensão com surpresa, já que utilizo a linha há muito tempo e facilitava ter mais de uma opção para transitar entre os terminais, principalmente em horários de pico. Essa suspensão representa mais estresse no dia a dia, já que vou precisar passar mais tempo esperando um transporte que, provavelmente, será mais lotado e desconfortável”.

Noélia Almeida é profissional de apoio em uma escola e é usuária da linha 217 – Estação/Pio Saraiva II/Antônio Bezerra. Ela também relata a surpresa com as mudanças. “Fiquei surpresa, pois para chegar até o terminal do Antônio Bezerra, onde pego esse ônibus, que tem horários fixos, preciso acordar ainda de madrugada, às 5h da manhã. Agora vou ter que estudar como faço a logística para chegar na escola onde trabalho, pois entro 7h. Outros colegas também passam pela mesma dificuldade”.

Almeida continua. “É uma falta de respeito com o trabalhador e com a educação, pois a maioria de nós somos educadores e fica inviável uma atitude desse nível. Moro no Centro de Fortaleza e trabalhamos em uma periferia que sequer tem transporte. No local tem posto de saúde, escolas diversas, então há um número grande de trabalhadores. Todos fomos afetados. É revoltante”.

O Sindiônibus informa que algumas linhas que apresentam maiores déficits financeiros precisaram ser reduzidas ou suprimidas. | Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mobilização

O perfil do Instagram do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC) publicou um chamado para mobilização contra à suspensão de algumas linhas de ônibus de Fortaleza, nesse caso em específico, também contra o fim da linha interna do Pici (020) que afetará toda a comunidade acadêmica que frequenta do Campus do Pici.

Estão previstos dois atos que acontecerão nesta terça-feira (20), em dois horários: às 8h e às 17h, na entrada do Pici, na Av. Humberto Monte.

Redução, supressão e reforço das linhas

O Sindiônibus informa que é importante destacar que, embora tenha sido necessária a redução e a supressão de algumas linhas, também houve reforço nas linhas troncais e de maior demanda, sempre considerando a realidade atual e as limitações enfrentadas pelas empresas que compõem o sistema regular de Fortaleza. “Todas as medidas foram planejadas com o objetivo de assegurar a continuidade do transporte coletivo e a mobilidade da população na capital cearense”, finaliza.

Como ficaram as alterações

Sete linhas que tiveram suas frotas acrescidas em vinte veículos

74/1074 – Antônio Bezerra/UNIFOR/TER
75 – Campus do Pici/UNIFOR
86 – Bezerra de Menezes/Santos Dumont
385 – Conjunto Ceará/Centro
670 – Sítio São João/Centro
855 – Bezerra de Menezes/Washington Soares
906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro

Duas linhas que passaram por ajustes

403 – Parangaba/Expedicionários/Centro
629 – Conj. Palmeiras/Castelo de Castro/Messejana

Vinte e nove linhas que tiveram redução de frota

21 – Luciano Cavalcante/Papicu
25 – Opaia/Lagoa
26 – Antônio Bezerra/BRT/Messejana
40 – Parangaba/Lagoa
65 – Siqueira/13 de Maio/Assembleia
82 – Antônio Bezerra/Perimetral/Messejana
84 – Siqueira/Perimetral/Messejana
87 – Expresso/Siqueira/Papicu
89 – Expresso/Parangaba/Papicu
110 – Vila do Mar/Centro
300 – Expresso/Siqueira/Centro
338 – Canindezinho/Siqueira
340 – Cj Itaperi/Parangaba
353 – Parangaba/Parque Veras
361 – Siqueira/Osório de Paiva/Parangaba
366 – Bom Jardim II/Siqueira
378 – Urucutuba/Siqueira
394 – Parque Universitários/Lagoa
411 – Lagoa/Montese/Centro
421 – Lagoa/Parangaba/Montese/Centro
611 – Cidade Func/Cofeco/Lago Jacarey/Centro
613 – Messejana/Barroso/Jardim Viôleta/Centro
622 – Pedras II/Messejana
636 – Cj Palmeiras/Parque Santa Maria/Messejana
641 – Guajerú I/Messejana
650 – Expresso/Messejana/Br 116/BRT/Centro
666 – Jardim Castelão/Centro
702 Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro
825 – Cidade Func/Jardim das Oliveiras/Papicu

Vinte e cinco linhas que tiveram operação suprimida

14 – Aguanambi/Rodoviária II/Centro
20 – Campus do Pici
22 – Jardim das Oliveiras/Centro
81 – Cj Ceará/Antônio Bezerra II
91 – Expresso/Antônio Bezerra/Parangaba
97 – Antônio Bezerra/Siqueira
106 – Floresta/Centro
200 – Antônio Bezerra/BRT/Centro
217 – Estação/Pio Saraiva II/Antônio Bezerra
302 – Rodolfo Teófilo/José Bastos/Centro
307 – Parangaba/Itaóca/Jardim América/Centro
352 – Solar das Águas/Green Park/Parangaba
374 – Aracapé/Centro
400 – Osório de Paiva/Siqueira
404 – Aeroporto/Rodoviária/Benfica/Centro
501 – Bairro de Fátima/Rodoviária/Centro
513 – Parangaba/UECE/Luciano Carneiro
614 – Curió/Terminal Washington Soares/Messejana
633 – Passaré/Centro
653 – Santa Fé/Messejana
668 – Parque Betânia/Messejana
701 – Parque Americano/Centro
835 – Papicu/Câmara Municipal/Defensoria
903 – Papicu/Varjota/Centro
1310 – Siqueira/Hospital Universitário Do Ceará

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img