24.3 C
Manaus
terça-feira, 17 fevereiro, 2026
InícioBrasilMovimentos populares convocam atos no 7 de Setembro em defesa da soberania...

Movimentos populares convocam atos no 7 de Setembro em defesa da soberania nacional

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

No próximo sábado (7), quando o Brasil completa 203 anos de Independência, movimentos populares organizam manifestações em pelo menos 23 estados e no Distrito Federal. Os atos são articulados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, pelo Fórum das Centrais Sindicais e pelo tradicional Grito dos Excluídos, realizado anualmente pelas pastorais sociais da Igreja Católica.

Segundo levantamento dos organizadores, estão previstos 36 protestos em 33 municípios. As mobilizações reivindicam medidas como a taxação dos super-ricos, a redução da jornada de trabalho sem corte salarial e a defesa da soberania nacional, em resposta à recente imposição de tarifas contra produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos com Donald Trump.

O lema deste ano é: “7 de Setembro do Povo — quem manda no Brasil é o povo brasileiro”.

Movimento e mobilização nacional

Em nota, os movimentos afirmam que o Brasil “não se curvará diante das chantagens dos EUA” e que “soberania e democracia não se negociam”. O texto também critica tentativas da extrema-direita de apropriar-se da data, ressaltando que a independência “só pode ser construída com luta popular por direitos e contra os privilégios da classe dominante”.

Além dos atos de rua, haverá a coleta de votos do Plebiscito Popular, que consulta a população sobre temas como:

  • isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda de até R$ 5 mil;
  • aumento da taxação sobre grandes fortunas;
  • fim da escala de trabalho 6×1;
  • redução da jornada semanal sem redução de salários.

Atos confirmados pelo país

As manifestações acontecerão em todas as regiões do Brasil. Entre as capitais com atos confirmados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belém, Manaus e Macapá.

Em São Paulo, haverá concentração a partir das 7h na Praça da Sé, com café da manhã coletivo e caminhada marcada para as 10h30.

No Rio de Janeiro, a mobilização está prevista para a Avenida Presidente Vargas, às 9h, incluindo café da manhã solidário.

Em Brasília, o ato acontecerá às 10h, na Praça Zumbi dos Palmares.

Em Salvador, a concentração será às 9h, no Campo Grande.

Em Recife, a caminhada sai às 9h do Parque 13 de Maio em direção à Praça do Carmo.

Em Porto Alegre, haverá duas mobilizações: às 10h30 no Parque da Redenção e às 14h na Ponte de Pedra, Largo dos Açorianos.

No Norte e Nordeste, manifestações também estão confirmadas em cidades como Feira de Santana (BA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).

A lista completa das mobilizações, com horários e locais, foi divulgada pelos organizadores e inclui atos em todas as regiões do país.



[ad_2]

spot_img