[ad_1]
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Em entrevista concedida à jornalista Heloísa Villela, do ICL Notícias, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, comentou a conversa com a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, onde ele está em visita oficial.
Alckmin avaliou como “muito boa” a reunião com a presidenta mexicana, destacando avanços concretos em diversas áreas estratégicas. A viagem terminou na quinta-feira (28), na Cidade do México.
“Acho que avançamos no agro, na indústria, no turismo, na saúde, e no fortalecimento da relação bilateral”, afirmou.
Segundo ele, houve avanços importantes na abertura de mercado para produtos agrícolas brasileiros, como a carne bovina – o México é atualmente o segundo maior comprador mundial desse produto do Brasil. Além disso, Alckmin destacou a continuidade do Pacic (Pacote Contra a Inflação e a Escassez), programa mexicano que visa baratear alimentos e que envolve exportações brasileiras.
Alckmin: destaque também na área tecnológica
Na área tecnológica, o vice-presidente informou que a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, visitará o México em 8 de setembro para fortalecer parcerias. Também houve progresso no setor aeroespacial: a Embraer já vendeu 20 aviões para a Mexicana, segundo Alckmin, e o governo brasileiro apresentou o cargueiro militar C-390 para a área de defesa.
No campo da saúde, Alckmin anunciou a aproximação entre a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Cofepris, agência reguladora mexicana, com o objetivo de acelerar e reduzir custos nos processos de reconhecimento de novos medicamentos. “Você ganha tempo, reduz custos, todo mundo anda mais rápido”, afirmou.
Além disso, os países alinharam o cronograma para atualização dos Acordos de Complementação Econômica (ACE 53 e ACE 55), que devem ser concluídos até julho de 2026. Também foi discutida a facilitação de vistos eletrônicos para estimular o turismo.
Por fim, Alckmin destacou a importância de estreitar os laços entre as duas maiores democracias e economias da América Latina: “O importante é aproximar Brasil e México”.
Durante o encontro, o vice-presidente também convidou Claudia Sheinbaum para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém, em novembro.
Assista à entrevista de Alckmin a Heloísa Villela:



