24.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioBrasilLula escolhe Carlos Brandão para ministro do STJ após sete meses de...

Lula escolhe Carlos Brandão para ministro do STJ após sete meses de espera

Date:

[ad_1]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão se deu após quase sete meses de análise e posto vago. Brandão é natural do Piauí e hoje atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Em 15 de outubro de 2024, o STJ definiu duas listas com candidatos às vagas deixadas por Laurita Vaz e Assusete Magalhães, que se aposentaram.

Com a nomeação de Brandão, Lula ainda precisa decidir um segundo nome para o tribunal superior.

Faziam parte da lista de magistrados Carlos Brandão, do TRF1; Daniele Maranhão Costa, também do TRF-1; e Marisa Ferreira dos Santos, do TRF3.

Já para ocupar a vaga de Laurita Vaz, que ainda não foi definida, estão na lista tríplice: Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas; Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre; e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal.

Marluce e Sammy são considerados, desde o início, os nomes mais fortes.

Conforme mostrou a CNN, há meses existe a expectativa de que o presidente formalize as indicações. O que mudou agora, relatam auxiliares do presidente e ministros do STJ, é a proximidade do aniversário de uma das desembargadoras que disputava a vaga com Brandão.

Marisa Ferreira dos Santos completa 70 anos no início de junho. A idade a impediria de assumir como ministra do tribunal, de acordo com o regimento interno do STJ.

Apesar de não ter chances de ser escolhida por Lula, uma lista com só dois nomes causaria mal-estar entre o presidente e o STJ porque implicaria em sua devolução ao tribunal.

[ad_2]

Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img