30.4 C
Manaus
segunda-feira, 12 maio, 2025
InícioMundo5 carros fabricados exclusivamente para o Brasil

5 carros fabricados exclusivamente para o Brasil

Date:


O Brasil é importante mercado para a indústria automobilística. Alguns projetos de carros desenvolvidos no país acabam sendo exportados para outros lugares do planeta. No entanto, existem alguns modelos que diversas marcas desenvolvem para o mercado nacional e que acabam não sendo compartilhados de forma global.

Outras particularidades do mercado brasileiro acabam condicionando alguns modelos a ficaram exclusivamente por aqui. Um dos fatores é a alta carga tributária que temos.

Conheça 5 carros que nasceram para o mercado brasileiro

Como já dito, alguns carros só são fabricados no Brasil e suas características próprias contribuíram para que não atingissem outros mercados, como a Europa, EUA, etc. Mas alguns podem ter sido bem recebidos na América Latina, pelo menos.

Hyundai HB 20

Abrindo a lista com um sucesso nacional, o HB20 da Hyundai — e “HB” significa “Hyundai Brasil” — foi criado para ser um carro popular e acessível. A fábrica no interior de São Paulo (em Piracicaba) é o único lugar do mundo a produzir o modelo.

HB20 só é fabricado no Brasil, mas atende mercado de países vizinhos (Imagem: Divulgação/Hyundai)

É um campeão de vendas no país e também passou a ser exportado para o mercado vizinho, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e México. Nos outros países possui algumas adaptações, como um motor diferente, por exemplo, na Argentina.

Fiat Toro

Esse é mais um modelo de veículo fabricado exclusivamente no Brasil. Isso é feito na fábrica da Stellantis, em Goiana — Pernambuco. Ela é líder de vendas na categoria e, assim como o HB 20, é exportada para outros países da América do Sul.

Fiat Toro branco (Divulgação: Fiat)

Em 2021 ela ganhou motor turbo 1.3 T270 e avanços de conectividade com o Fiat Connect Me. Sua plataforma foi desenvolvida a partir dos Jeep Compass e Renegade, tem preço menor que os rivais na versão a diesel.

Chevrolet Onix

O Onix chegou a ser fabricado na China, mas saiu de linha em 2022, devido a questões de mercado e preferência do consumidor.

Chevrolet Onix mirou o mercado brasileiro, mas se tornou carro “global” (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

O mercado brasileiro foi um alvo importante para esse modelo da Chevrolet, porém sua produção na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, chegou a ser interrompida para ajustes.

Apesar de nascer para atender ao mercado brasileiro ele também é produzido na Colômbia, atualmente. Essa “transferência” da produção aconteceu a partir de 2022, para dar espaço à linha da nova Montana.

Leia mais:

Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus é fabricado atualmente em duas fábricas no Brasil: São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR). 

Desde seu lançamento, em 2018, o Virtus é fabricado na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A produção em São José dos Pinhais (PR) começou em 2025, com o modelo continuando a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP). 

A Volkswagen decidiu aumentar a produção do Virtus para atender à crescente demanda, e também para dar espaço para a produção de carros híbridos e elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo. A marca também anunciou que deve começar a produção do modelo na China.

Na Índia ele é produzido com uma versão reestilizada e própria para aquele mercado, onde é conhecido como “Skoda Slavia”, já que trata-se de uma parceria com a marca Skoda.

Fiat Argo

O Fiat Argo é fabricado no Brasil, preenchendo o espaço deixado por Palio, Punto e Bravo. Sua produção acontece em Betim, Minas Gerais, na fábrica da Stellantis.

Fiat Argo nasceu pra preencher o espaço deixado por Punto, Palio e Bravo (Imagem: Divulgação/Fiat)

Ele é exportado para 10 países da América Latina. Ele deve seguir em linha durante mais algum tempo, porém a empresa já anunciou que deverá ser substituído pelo Grande Panda, o novo hatch global da marca.

Tem na versão de entrada o motor 1.0 (que, aliás, é algo bem particular para o nosso mercado). Em 2023, alcançou a marca de meio milhão de unidades produzidas.



Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img