Frente fria provoca queda acentuada de temperatura, chuvas intensas e ventos fortes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O avanço de uma frente fria intensa pelo país deve mudar o cenário climático em diversas capitais brasileiras neste fim de semana. Além da previsão de chuvas volumosas, principalmente no Sudeste, o sistema deve provocar um declínio acentuado nas temperaturas em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo a Climatempo, pelo menos cinco capitais poderão registrar as menores temperaturas do ano nos próximos dias. As previsões indicam mínima de 13 °C em Porto Alegre e 12 °C em Curitiba no sábado, enquanto Florianópolis deve chegar a 16 °C. Já no domingo, a capital paulista deve amanhecer com 15 °C, e Belo Horizonte, com 17 °C.

Queda de temperatura e alerta amarelo
- O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que todos os estados da região Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e boa parte do Rio de Janeiro, devem enfrentar quedas entre 3 °C e 5 °C ao longo do fim de semana.
- Em razão desse declínio, o Inmet emitiu um alerta meteorológico amarelo, indicando “perigo potencial” associado à queda das temperaturas.
- De acordo com os meteorologistas, essa pode ser a frente fria mais intensa do outono, com potencial para ser também a mais forte do ano até o momento.
- O sistema deve trazer temporais expressivos, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Chuvas acima da média e alerta vermelho
As projeções indicam que áreas entre o litoral norte paulista e o centro-sul fluminense podem acumular mais de 100 milímetros de chuva por dia nos próximos dias. No litoral de São Paulo, os volumes podem ultrapassar 200 milímetros entre quinta e domingo. A continuidade das precipitações em curto espaço de tempo é o que mais preocupa os especialistas.
No Rio de Janeiro, a Climatempo alerta para volumes excepcionais, com acumulados entre ontem e domingo que podem superar a média histórica de chuvas para todo o mês de abril. Em algumas localidades, o total pode chegar a 350 milímetros.
Diante dos riscos associados aos temporais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para situações de risco em regiões de São Paulo e do Rio de Janeiro, incluindo a cidade de Petrópolis. Já o Inmet divulgou um aviso meteorológico vermelho, de “grande perigo”, para os altos acumulados previstos no centro-norte fluminense e no sul do Espírito Santo, pelo menos até o final deste sábado (5).
Leia mais:
Ventos fortes e risco de ressaca no litoral
A frente fria será seguida por uma área de alta pressão, que deve provocar ventos intensos com rajadas que podem chegar a 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro.
A Marinha também emitiu alerta de ressaca para o litoral paulista e fluminense, com previsão de ondas de até 3 metros ao longo do fim de semana. A agitação marítima também pode atingir o litoral do Espírito Santo, elevando o risco em áreas costeiras.

Fonte: Olhar Digital